O SindijorPR convocou nesta terça-feira (18/03) assembleia geral extraordinária para que jornalistas da RPC TV possam deliberar sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho referente ao programa de Participação nos Resultados apresentado pelo GRPCom para o ano de 2025. A assembleia será realizada amanhã (20/03), com início em segunda convocação, às 20 horas, por sistema de teleconferência. Na base do Sindijor Norte PR, que participa da mesma negociação, a assembleia será na próxima segunda-feira (24/03).
Em reuniões realizadas em fevereiro e no último dia 11, jornalistas da RPC solicitaram que os Sindicatos buscassem mudanças no texto junto à empresa, especialmente para corrigir aspectos que estão em conflito com a legislação vigente e o entendimento do judiciário. Em um documento enviado aos Sindicatos na terça-feira (18/03), a RPC ignorou os pedidos e impôs a votação sobre o texto original da proposta.
Agora, diante do impasse, cabe às e aos jornalistas avaliar, em assembleia, sobre aceitar ou não o que a empresa está propondo. O link para a participação da base do SindijorPR será distribuído nesta quinta-feira (19/03). O edital pode ser acessado aqui.
Demissões
Ainda nesta quarta-feira (19/03), o GRPCom demitiu três jornalistas, dois repórteres e um repórter cinematográfico, em Maringá. O SindijorPR se soma ao Sindijor Norte PR para se solidarizar aos trabalhadores da empresa por, mais uma vez, terem de enfrentar demissões e seus impactos. No final de 2024, o GRPCom também realizou desligamentos na base do SindijorPR.