esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

10/03/2025

Diretoras do SindijorPR participam de ato em defesa dos direitos das mulheres

Diretoras do SindijorPR participam de ato em defesa dos direitos das mulheres

Neste mês ocorreram atos em diversas cidades do Paraná em virtude do Dia Internacional da Mulher. Em Curitiba, mulheres e apoiadores da causa feminista se reuniram na Boca Maldita e seguiram até a praça da Mulher Nua.


Neste ano o tema foi “Ainda estamos aqui”. O evento foi organizado pela Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral e contou com a participação de partidos políticos e sindicatos, incluindo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), que atualmente tem direção com maioria de mulheres.


Mulheres jornalistas


De acordo com a pesquisa “Situação das Trabalhadoras da Imprensa na América Latina e no Caribe – 2023”, enfocada no Brasil, 62% das jornalistas do país afirmam que precisam ter dois empregos para se sustentar, enquanto 48% afirmam que colegas homens recebem mais fazendo a mesma função.



Ademais, 65% das jornalistas brasileiras entrevistadas afirmam que já sofreram violência de gênero. “O jornalismo vive uma onda de ataques e uma tentativa de descredibilização por meio de líderes autoritários e nesse contexto as mulheres jornalistas são as que mais sofrem. Há violência de gênero, desigualdade na remuneração e o esforço do SindijorPR, em consonância com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) é chamar atenção para essa discussão e criar mecanismos para que as jornalistas possam exercer sua profissão em segurança”, destacou a presidente do SindijorPR, Aline Reis.



Também participaram do evento a diretora-executiva do Sindjor-PR, Marcia Raquel de Oliveira, e a diretora de Relações Institucionais, Riquieli Capitani.


*Com informações da Fenaj

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE