esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

10/03/2025

Referência no jornalismo cultural e gastronômico, Marian Guimarães é homenageada pelo SindijorPR

Referência no jornalismo cultural e gastronômico, Marian Guimarães é homenageada pelo SindijorPR
Para a irmã e também jornalista Mariângela Guimarães, Marian foi uma desbravadora

No mês de março o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realizou edição especial do Ronda da Noite, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A homenageada foi a jornalista Marian Guimarães, pioneira do jornalismo cultural, de turismo e gastronômico do Paraná.


O evento aconteceu no dia 7 de março, na Casa Pagu, em Curitiba e reuniu amigos, jornalistas e comunicadores. Marian recebeu uma placa em razão da sua contribuição para o jornalismo do Estado das mãos da diretora de jornalismo sênior do SindijorPR, Martha Feldens.



A irmã dela, Mariângela Guimarães, que também é jornalista, lembrou a trajetória de Marian, a quem classificou como desbravadora. “Me lembro que ainda muito jovem, logo que se formou, ela foi para o Amazonas, para trabalhar em Manaus, com o projeto Rondon. Ela foi estagiária do Diário do Paraná e criou o jornal Fronteira do Iguaçu, de Cascavel, para onde depois acabou indo pra tocar a sucursal do Diário do Paraná. Também trabalhou no Diário do Paraná, aqui em Curitiba, ela passou por praticamente todas as editorias, de policial a coluna social. A Marian ainda trabalhou em alguns órgãos do Estado, fazendo a dupla jornada que tantos jornalistas tinham e ainda têm que fazer. E vale lembrar que a Marian também foi desbravadora nos costumes, e foi mãe solo numa época em que essa expressão nem existia e num tempo em que atitudes de independência como essa nem sempre eram bem-vistas nas mulheres”, destacou Mariângela.


Marian, por sua vez, relembrou da sua trajetória e agradeceu ao SindijorPR pela homenagem. Em sua fala, emocionou o público ao revelar como surgiram grandes iniciativas que até hoje são referência no jornalismo, ambos implantados na Gazeta do Povo: o Caderno G, voltado para cultura e o Bom Gourmet, para gastronomia. “Desde pequena eu queria trabalhar com cultura. Mas como iria trabalhar com cultura, vindo lá de Jacarezinho?”


Do interior do Estado para o mundo. Marian escreveu semanalmente por 17 anos no caderno Bom Gourmet, da redação da Gazeta em Curitiba. Mesmo depois de 50 anos de carreira e da aposentadoria formal, mantém um blog gastronômico e é editora da gastronomia da Revista Where, e continua inspirando jornalistas com seu trabalho vanguardista.



Salva de palmas


Além da entrega da placa à Marian Guimarães, o evento também contou com um momento de homenagem póstuma ao jornalista Cristiano Freitas, morto por Jhonatan Barros Cardoso, em Curitiba.


O diretor de cultura do SindijorPR, Dary Jr., rememorou a trajetória de Cristiano, que também atuava na área de cultura e pediu uma salva de palmas. “Ele foi muito bem-sucedido no que se propôs a fazer, ao longo de sua trajetória curta, mas muito frutífera e produtiva”, destacou o diretor.


Também participaram do evento a presidente do SindijorPR, Aline Reis, a diretora-executiva Marcia Raquel de Oliveira, a diretora de Formação, Silvane Maltaca e o diretor de fiscalização e exercício profissional Rubens Burigo.

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE