esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

27/02/2025

SindijorPR lamenta o falecimento do repórter fotográfico Alberto Melo Viana, o “Baiano”

SindijorPR lamenta o falecimento do repórter fotográfico Alberto Melo Viana, o “Baiano”
Reprodução Facebook
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná lamenta o falecimento, nesta quinta-feira (27/02) do repórter fotográfico Alberto Melo Viana, de 74 anos, conhecido no meio profissional como ‘Baiano’. Ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie em tratamento contra um câncer. O velório será na Capela do Cemitério Luterano (Travessa Lutero, 123 - Alto da Glória) e o funeral no próprio cemitério, às 16h desta sexta-feira (28/02).

Baiano era um dos mais reconhecidos fotojornalistas em atuação no Paraná. Como profissional, fez fotografias para praticamente todos os grandes veículos da imprensa nacional. Fez também trabalhos na fotografia documental e organizou importantes exposições em Curitiba e outros locais. Foi ele o organizador da 1ª Mostra de Fotojornalismo do Paraná, em novembro de 1976. Atualmente, era o editor do Jornal de Fotografia, publicação voltada a mostrar o trabalho dos principais fotógrafos do Paraná.

Nas suas redes sociais, Baiano não escondeu a doença, nem o tratamento. Ainda no dia 16 deste mês, fez uma publicação no seu perfil no Facebook em que se dizia “no processo da cura”.

Alberto Melo Viana deixa a filha, Anaterra Viana, também jornalista, e dois netos.
Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE