O SindijorPR participou na manhã desta segunda-feira (17/02) do café comunitário organizado pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para recepcionar os estudantes do curso para o início do ano letivo. A atividade também contou com a presença de profissionais formados pela instituição, cujo curso de Jornalismo completa 40 anos em 2025.
Durante a acolhida, o chefe do Departamento, professor Rafael Schoenherr, destacou que além de celebrar os 40 anos, o curso também alcançou recentemente a marca de 1 mil jornalistas formados na instituição. "Não é por coincidência que a abertura do curso de Jornalismo da UEPG se deu em 1985, quando a ditadura militar, um período que não queremos voltar a vivenciar em hipótese nenhuma, chegava ao fim", relembra.
Rafael destacou ainda a importância da profissão. "Essa formação de qualidade que buscamos construir juntos, no sentido de formar jornalistas profissionais qualificados, é indispensável se a gente quer fortalecer a democracia ou, em alguns momentos, ter alguma democracia", expressa.
Ainda durante a atividade, o jornalista graduado na instituição, Sebastião Natálio, realizou uma saudação aos futuros jornalistas. "Sejam protagonistas da história que vocês escolheram", recomenda.
Parceria
Para o SindijorPR, a parceria com as instituições que formam os futuros jornalistas é fundamental para a profissão. "Dentre as nossas atividades, sempre buscamos contemplar os estudantes, pois cabe a eles construir o futuro da nossa profissão", considera a diretora de Defesa Corporativa, Aline Rios.
Em 2025, o SindijorPR pretende ampliar as atividades de integração que contemplam estudantes. "Teremos a retomada dos prêmios Sangue Novo e Sangue Bom no Jornalismo Paranaense, além de outras iniciativas no campo do esporte e da formação", expõe.