O SindijorPR solicitou formalmente o apoio do Ministério Público do Trabalho e das entidades patronais para a adoção de medidas de prevenção aos casos de ataques contra jornalistas que irão trabalhar durante a cobertura do primeiro turno das eleições municipais, no próximo domingo (06/10). A iniciativa também atende à recomendação da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).
Entre as providências indicadas pelo SindijorPR e Fenaj estão o envio de equipes completas aos locais de votação e de concentração de eleitores, tais como comitês, sedes dos partidos e locais de comemoração pública, além da disponibilização de assessoria jurídica para as equipes em campo e a autorização para que jornalistas em situação de perigo possam se retirar imediatamente da pauta.
O SindijorPR, que já vem acompanhando há meses situações de ameaças prévias a jornalistas, também orienta a adoção de protocolos internos para cobertura segura e, no caso daqueles que já o possuem, para que reforcem as orientações junto de suas equipes. Jornalistas que lamentavelmente venham a sofrer ataques durante a cobertura do primeiro turno devem registrar Boletim de Ocorrência, comunicar o caso às suas chefias, além de acionar o Sindijor.
O Sindicato estará monitorando as ocorrências relacionadas às eleições no domingo (06) por meio de seus canais oficiais.
Para saber mais:
-Guia de Proteção a Jornalistas em Coberturas de Risco (FENAJ)
-Guia para enfrentamento da violência política de gênero (Redes Cordiais): https://www.redescordiais.org.br/wp-content/uploads/2022/05/guia_mulheres_politica.pdf
-Falando sobre ataques online e trolls: um guia para jornalistas e criadores de conteúdo na internet (Redes Cordiais): https://www.redescordiais.org.br/wp-content/uploads/2021/08/guia_trolls_paginasimples_12062021_ok.pdf