Com a definição, está aberto até o dia 6 de setembro o prazo para a inscrição de chapas. A votação será realizada nos dias 8, 9 e 10 de outubro
Os jornalistas que compareceram à assembleia realizada pelo SindijorPR na noite desta quinta-feira (08/08) aprovaram, por unanimidade, a Comissão Eleitoral indicada pela diretoria administrativa da entidade. Os integrantes da Comissão serão os responsáveis por organizar e realizar todas as atividades relacionadas ao processo eleitoral para a escolha da nova direção do SindijorPR, cuja votação será realizada nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2024. Com isso, está aberto, a partir de hoje (09/08) até o dia 6 de setembro de 2024, o prazo para a inscrição de chapas.
Integram a Comissão Eleitoral aprovada pelos jornalistas: Alessandra Cláudia de Oliveira (Sismuc), José Altair Monteiro Sampaio (Sindicato dos Bancários), José de Oliveira Lima (Sintracon), Luiz Carlos dos Santos (CUT), Mário Cândido Oliveira (SindijusPR) e Edson Cruz (movimentos sociais). Os membros da Comissão, responsáveis também por analisar a documentação dos candidatos inscritos, anunciarão a oficialização das chapas em 11 de setembro de 2024.
Na sequência, as candidatas e candidatos terão de 12 de setembro a 7 de outubro de 2024 para a realização de campanha. A posse da gestão que será eleita acontecerá em 25 de novembro de 2024. O grupo será responsável pela direção do Sindijor no triênio 2024-2027.
História
A gestão a ser eleita em 2024 será a 27ª a responder pelas atividades do SindijorPR. Nestes 78 anos de história do movimento sindical de jornalistas no Paraná, 21 jornalistas já ocuparam a presidência da entidade. Nesse período, apenas em duas ocasiões mulheres exerceram o cargo: Aniela Almeida (21ª gestão) e Maigue Gueths (17ª gestão). José Augusto Gumy foi o primeiro a presidir a entidade, mediante a oficialização da junta governativa instalada em 1946.