esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

21/06/2024

SindijorPR homenageia jornalista Franklin de Freitas por luta antirracista na atuação profissional

SindijorPR homenageia jornalista Franklin de Freitas por luta antirracista na atuação profissional

A entrega será no Detroit Club, durante a Festa de Jornalistas com show da banda Fórmula Indie


O jornalista Franklin de Freitas, repórter-fotográfico e editor de fotografia do Bem Paraná, será homenageado pelo SindijorPR no próximo dia 29 de junho em reconhecimento aos esforços que empenha na luta antirracista na atuação profissional. A entrega será no Detroit Club e integra a programação da Festa de Jornalistas e a Premiação do Sindijorzão 2024.


Franklin, que é o atual presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná, é um reconhecido profissional de fotojornalismo, com mais de 24 anos de atuação, premiado na 7ª edição do Prêmio Sangue Bom (SindijorPR) em 2012 e que conquistou ainda o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo do Prêmio Fiep de Jornalismo no ano passado.


Apesar destes e outros predicados que precedem suas muitas habilidades e qualificações profissionais, recentemente o fotojornalista ganhou a cena midiática devido a um ato de racismo, sofrido enquanto trabalhava no Estádio Couto Pereira, há cerca de dois meses. O torcedor que atacou Franklin foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público no último dia 14.


O ataque racista contra Franklin durante a cobertura jornalística em um estádio de futebol foi o primeiro a ser oficialmente registrado contra um jornalista no Paraná desde que injúria racial foi equiparada ao crime de racismo em 2023, quando a Lei Federal 14.532 entrou em vigor. Desde então, não há mais fiança nestes casos e a pena passou a ser mais severa, de reclusão por dois a cinco anos. Além disso, o crime de racismo não prescreve.


Representado pelo advogado Luis Pedruco, Franklin busca a responsabilização do autor dos ataques. Quando o processo, que corre sob sigilo, for encerrado, espera-se que seu desfecho sirva de parâmetro para enfrentar o racismo no futebol e quanto ao respeito à atividade jornalística no Paraná.


Sindijorzão 2024


A Festa de Jornalistas no Detroit Club no dia 29 de junho também marca a Premiação do Sindijorzão 2024. Com programação iniciando às 17 horas, o show ficará por conta da banda Fórmula Indie, incluindo ainda 150 litros de chopp free. O campeonato de futsal de jornalistas começou no dia 14 de abril, está na 12ª edição e terá os embates finais neste domingo (29/06), a partir das 9 horas, no Ginásio Apollo.


Festa de Jornalistas – Premiação do Sindijorzão 2024


Sábado, 29 de junho

Detroit Club (Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes, 816 – Portão)

17h Premiação do Sindijorzão 2024

17h45 Homenagem ao jornalista Franklin de Freitas

18h Show da Banda Fórmula Indie

150 litros de chopp free

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE