23/11/2018

Dirigentes do SindijorPR participam de curso de comunicação popular e sindical no Rio de Janeiro

As jornalistas Paula Zarth Padilha, diretora de Ação Para a Cidadania do SindijorPR, e Annelize Tozetto, diretora de Esportes e Cultura da entidade, e o jornalista Marcio Mittelbach, diretor de Assessoria de Imprensa do SindijorPR, participaram, de 21 a 25 de novembro, de debates sobre comunicação popular e sindical durante programação do 24° Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), no Rio de Janeiro.

Paula falou sobre sua experiência de atuação com comunicação popular no site independente Terra Sem Males e da construção da Teia de Comunicação Popular do Brasil, uma iniciativa do NPC. "O Terra Sem Males atua na amplificação da visibilidade de causas dos movimentos sociais e dos trabalhadores e é um orgulho e emoção imensas dividir a mesa com comunicadores que atuam nos territórios onde vivem, enquanto nós tentamos divulgar as causas populares, ainda que nesses locais, com um olhar diferente de quem mora lá. O jornalismo também precisa reconhecer esse protagonismo e essas vozes que hegemonicamente são invisibilizadas ou reportadas com distanciamento", afirma a dirigente.

Foto: Annelize Tozetto

Durante a mesa "Análise Crítica da Mídia", Marcio colocou em discussão o desafio de combater as notícias falsas na pós-modernidade, onde a emoção muitas vezes conta mais que a veracidade dos fatos. Marcio trabalha com jornalismo sindical e faz parte da equipe do Terra Sem Males.

Foto: Annelize Tozetto

A fotojornalista Annelize Tozetto, também do Terra Sem Males, fez uma intervenção durante a mesa que debateu "A Reforma Trabalhista e as perspectivas do sindicalismo". Annelize lembrou que as questões de gênero, raça e orientação sexual são estruturantes e permeiam a luta de classes, relatando que "Toda vez que o SindijorPR promove um evento que tenha essas questões como centro, falamos para mais pessoas".

Foto: Marcio Mittelbach
Autor:Direção do Sindijor