08/04/2018

SindijorPR repudia agressões a jornalistas na Polícia Federal

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia qualquer forma de agressão e hostilidade que impeça o livre exercício profissional de jornalistas. Ontem (07), no Dia do Jornalista, mais uma vez, profissionais tiveram seus direitos violados durante a cobertura das manifestações contra ou a favor da prisão do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Jornalistas relataram terem sido alvos de agressões físicas e morais. Em alguns casos, os profissionais não puderam desempenhar suas atividades devido à hostilidade de manifestantes. O SindijorPR destaca que jornalista também é trabalhador e não pode ser confundindo com a posição da empresa para qual trabalha.

A entidade também lamenta as bombas e tiros disparados contra os manifestantes durante o pouso do helicóptero que trazia o ex-presidente. Fotos e vídeos mostram que houve truculência, que precisa ser investigada. Bombas de gás foram lançadas contra as pessoas na rua e em direção à casa em que estavam concentrados muitos jornalistas. Muitos profissionais ficaram expostos a riscos e completamente vulneráveis frente à atuação policial. Uma das bombas lançadas pelos policiais atingiu diretamente um jornalista que participava da cobertura.

Para a entidade, agredir jornalista é um atentado à liberdade de expressão. O SindijorPR alerta que impedir o trabalho de profissionais da imprensa representa grave violação ao direito à informação e ao livre exercício profissional. O jornalista não está nesse local para defender um lado ou outro, mas para informar a sociedade sobre os fatos de seu interesse. O SindijorPR pede que todos os casos de agressões sejam repassados ao sindicato para que possa tomar as devidas providências.

O SindijorPR continuará o diálogo com as organizações dos movimentos contra e a favor ao ex-presidente, para que orientem aos manifestantes da importância do papel dos jornalistas. Também entraremos em contato com as assessorias da Polícia Federal e da Polícia Militar do Paraná para que apurem as condições em que se deu a atuação policial ontem e também para que garantam o exercício da profissão e a livre manifestação de ambos os lados.
Autor:SindijorPR