Jornalistas da E-PR Comunicação aprovaram nesta segunda-feira (16/12), em assembleia realizada por teleconferência, a pauta de reivindicações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) pactuado neste ano com o SindijorPR, após mais de sete anos de negociações e conflitos que, inclusive, motivaram uma ação coletiva contra a empresa – encerrada por acordo a partir do estabelecimento do ACT.
Na assembleia, as e os jornalistas puderam avaliar os termos do acordo atual, indicando pleitos para a negociação da renovação a partir de suas condições concretas de trabalho. “A profissão vem mudando muito rapidamente e algumas situações, caso não sejam contempladas no acordo coletivo, correm o risco de implicar em injustiças contra os trabalhadores. Por isso, buscamos entender o que eles precisam, para depois abrir as conversas com a empresa”, esclarece a diretora de Defesa Corporativa do SindijorPR, Aline Rios.
A partir dos pontos prioritários elencados pelos trabalhadores, o SindijorPR protocolou ainda nesta terça-feira (17/12) junto à E-PR Comunicação e à Secretaria de Estado da Comunicação a pauta de reivindicações para buscar a renovação do ACT com a empresa.
Outro pedido formalizado pelo Sindicato foi o agendamento de reunião com a E-PR e a Secom, a fim de que as negociações possam avançar sem quaisquer conflitos. Criada em 2013, a empresa que se identifica como serviço social autônomo, vinculada à Secretaria da Comunicação, é responsável pela contratação de jornalistas que atuam no Governo do Estado realizando atividades jornalísticas ligadas à comunicação pública.