esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

21/11/2024

MPT terá audiência pública sobre equidade racial no mundo do trabalho no dia 26

MPT terá audiência pública sobre equidade racial no mundo do trabalho no dia 26
Crédito: Ascom MPT

No próximo dia 26 de novembro, às 13h45, o Ministério Público do Paraná (MPT) realizará na sua sede, em Curitiba, a audiência pública "Equidade racial no mundo do trabalho". A audiência contará com a participação de representantes de movimentos sociais negros, de empresas e de setores econômicos do estado do Paraná. O objetivo do evento é apresentar dados e promover o debate sobre as dificuldades enfrentadas nos esforços para promover a equidade racial no mundo do trabalho. O SindijorPR deverá participar da atividade representado pela presidenta eleita, Aline Reis, que assume a condução da entidade no próximo dia 25.


A programação iniciará às 13h45, com a exibição de vídeos e apresentação do presidente do Instituto Afro Indígena, professor Alexandre Cézar, seguindo com a mesa de abertura a partir das 14h20, com a participação do procurador-chefe do MPT no Paraná, Alberto Emiliano de Oliveira Neto. Uma audiência pública sobre o tema, coordenada pela procuradora regional do Trabalho, Mariane Josviak, será realizada na sequência.


Sindicalismo e diversidade


Antes disso, o MPT já havia promovido, no último dia 07, por meio de sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social, uma audiência coletiva sobre a campanha Sindicalismo e Diversidade. Entre os objetivos da campanha estão a ampliação da equidade de gênero, raça e a diversidade na estrutura organizacional dos sindicatos e nas negociações coletivas.


Na ocasião, a vereadora Giorgia Prates (Mandata Preta), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e que também foi eleita como diretora de Direitos Humanos, Gênero e Raça do SindijorPR na gestão 2021/2024, ministrou uma palestra. A vereadora destacou a necessidade de incentivar um olhar interno e crítico sobre como as minorias são tratadas no ambiente de trabalho.


“O discurso que nós temos em relação à diversidade, à presença de negras e negros e às pessoas com deficiência está perfeito. O discurso nós já temos, agora a prática efetivamente a gente ainda não conseguiu fazer”, refletiu, enfatizando a importância de buscar a diversidade nos cargos políticos, mas também nas empresas e sindicatos.

Autor:MPT-PR Fonte:Ministério Público do Trabalho - Paraná
Gralha Confere TRE