Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024 foram homenageados em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (11/11), no Itaú Cultural, em São Paulo. Em sua segunda edição, a iniciativa reconheceu Aline Midlej, âncora do Jornal das Dez, da GloboNews, como a +Admirada Jornalista do Ano. Aline Reis, repórter do Jornal Plural e presidenta eleita do SindijorPR, foi reconhecida como a +Admirada Jornalista da região Sul.
Este é o segundo ano consecutivo em que Aline Reis integra o Top 50 da premiação, juntamente com a jornalista Dulcinéia Novaes, da RPC TV, e também, que é escolhida como a mais admirada no Sul do Brasil. Em seu discurso, Aline enfatizou a importância de ocupar espaços. “É muito difícil ser uma pessoa que trabalha num jornalismo local, em um estado que é branco, que finge que é branco, que nos invisibiliza e que às vezes nos poda espaços”, expressa.
Aline também destacou em sua fala a importância de ter sido eleita para estar à frente do SindijorPR. “Ocupar esse espaço, para nós mulheres negras e mulheres jornalistas, é essencial. Isso é algo que não é meu, é de todas nós mulheres jornalistas, e de todos nós, jornalistas pretos e pretas, sobretudo para mostrar que nós precisamos avançar, principalmente no Sul, nessa construção de espaço para mulheres negras”, enfatiza.
Nas categorias regionais, além de Aline Reis, pela região Sul, os mais votados foram Luciana Barreto, âncora da TV Brasil, no Sudeste; Luiz Maza, repórter de Moda do Metrópoles, no Centro-Oeste; Fabiana Moraes, do The Intercept Brasil, no Nordeste; e Katia Brasil, cofundadora da agência Amazônia Real, na Região Norte.
Top 10
Quarta colocada no ano passado, Roberta Garcia, do Instituto Conhecimento Liberta – ICL, subiu duas posições em 2024 e terminou na segunda posição geral, enquanto Basília Rodrigues, da CNN Brasil, saltou da décima para a terceira posição. Completaram os TOP 10, pela ordem, Matheus Meirelles (GloboNews), Adriana Couto (TV Cultura/Nova Brasil FM), Jessica Moreira (TV Globo/Nós, Mulheres da Periferia), Diego Sarza (UOL), Ana Beatriz Felicio (TV Globo), Beatriz Arcoverde (EBC) e Aline Aguiar (TV Globo).
Ainda entre os prêmios para profissionais, a fotógrafa e artista visual Marcela Bonfim, do Amazônia Negra, venceu o prêmio na categoria Imagem/Vídeo, enquanto nas duas categorias destinadas aos veículos o site Alma Preta foi o vencedor em Veículo Liderado por Jornalistas Negros e a TV Globo na categoria Veículo Geral.
Prêmios especiais
Outro ponto alto da noite ficou por conta das entregas dos prêmios especiais. Um dos principais nomes mundiais da atualidade na luta contra o racismo no esporte, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madrid, foi homenageado com o Troféu Glória Maria – Personalidade do Ano.
Também foram homenageados Valdice Gomes, coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), e Dennis de Oliveira, com o Troféu Luiz Gama – Decana e Decano do Jornalismo, e a repórter acreana Hellen Lirtêz, com o Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano.
A eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024 tem Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocínio Bronze de Dow, Latam Airlines e Uber, apoio do Itaú Cultural e Apoio Institucional da GSS. Confira a íntegra da cerimônia de premiação no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.
*Com informações inseridas pelo SindijorPR