esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

17/10/2024

‘Elas no Agro’ marca a volta das atividades da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná

‘Elas no Agro’ marca a volta das atividades da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná

Na noite desta quarta-feira (16/10), a Associação de Jornalistas e Profissionais de Comunicação do Agronegócio do Paraná (AJAP) promoveu o evento “Elas no Agro”. Com entrada gratuita, o encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado na véspera, foi realizado no auditório da Ocepar, em Curitiba, e marcou o retorno das atividades da associação. A programação contou com painéis e debates sobre temas contemporâneos na comunicação do agronegócio com participação de comunicadores, produtores e especialistas de diferentes áreas.


O evento foi conduzido pelo jornalista Marcos Tosi, tesoureiro da AJAP, e iniciou com a apresentação do novo Comitê Executivo da AJAP. Na abertura, o presidente da AJAP, Roberto Monteiro, agradeceu a presença de todos, seguido pelas saudações iniciais de Robson Leandro Mafioletti, superintendente do Sistema Ocepar; e Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O “Elas no Agro” teve como patrocinadores Ocepar, FAEP, Fomento Paraná, Sindivet-PR e Campo Tributário – Soluções tributárias no agronegócio.


Painéis


Na sequência, o painel “Transformando a representatividade feminina no agro” foi ministrado por Lisiane Czech, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). Durante sua fala, Lisiane levantou a importância de fortalecer a participação ativa das mulheres em sindicatos rurais e trouxe como case a evolução e os resultados da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP.


Dando continuidade ao evento, foi apresentado o painel “O desafio da comunicação no agro e de comunicar o agro”, com participação de Carina Gomes, mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e analista que atualmente chefia a Transferência de Tecnologia na Embrapa Soja; Roberta Paffaro, economista, mestre em agronegócio e coautora do livro “Mulheres do Agro: inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira”; e mediação do jornalista Giovani Ferreira.


Em seguida, a advogada especialista em meio ambiente Luiza de Araujo Furiatti trouxe ao palco discussões sobre os avanços da legislação ambiental brasileira e o incentivo à agricultura sustentável no painel “Serviços ambientais: direito e dever do urbano e do rural”. O painel seguinte, “Tributação e impactos no agronegócio”, conduzido por Rafael Nichele, advogado e mestre em Direito Tributário pela PUCRS, trouxe debates sobre os impactos da nova reforma tributária no agronegócio.


No último painel, a publicitária e produtora de leite Fernanda Bacelar conduziu uma discussão sobre o papel do produtor na comunicação no agro e o peso dessas figuras na reputação do agronegócio, trazendo como exemplo sua empresa, a Bacelar Agroleite, e expondo estratégias de marketing para comunicar o real propósito do agro.


Homenagem


Finalizando a noite, a AJAP homenageou as profissionais de comunicação Carolina Mainardes, Gisele Barão, Rose Machado e Vânia Casado, por suas atuações na cobertura do agro do Paraná. Durante o momento solene, a AJAP entregou às homenageadas uma estatueta do “Prêmio Paranaense de Agrocomunicação”.


Autor:AJAP Fonte:Assessoria de Imprensa da Associação de Jornalistas e Profissionais de Comunicação do Agronegócio do Paraná
Gralha Confere TRE