esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

27/06/2024

Abraji: Congresso Online terá cursos sobre cobertura de conflitos, eleições e saúde mental

A programação do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo já reúne mais de 150 atividades, entre palestras, oficinas e debates distribuídos em trilhas temáticas como Eleições, Políticas Públicas, Dados e Corrupção. Em formato híbrido, o evento será realizado entre os dias 11 e 14 de julho na ESPM-SP (presencial) e na plataforma congresso.abraji.org.br (online). Uma das novidades desta edição é a modalidade exclusivamente online, que oferece masterclasses inéditas gravadas por jornalistas nacionais e internacionais.



A cobertura jornalística de conflitos é um dos assuntos guarda-chuva da programação. Será possível aprender sobre onde buscar informações jurídicas na mesa “Leis da guerra: como aplicar na cobertura internacional”.Para os jornalistas interessados na cobertura de Gaza, há orientações importantes de práticas de segurança e de conduta.


O evento online também oferece uma trilha dedicada à proteção e segurança de jornalistas, com conteúdos sobre os cuidados que os profissionais precisam ter em diversas esferas do seu trabalho: como técnicas de sobrevivência, como se proteger de assédio judicial e levantar a discussão sobre como as organizações de mídia estão cuidando da saúde mental de seus colaboradores.


Jornalismo investigativo durante as eleições


Com as eleições municipais se aproximando, jornalistas interessados em se atualizar com ferramentas, técnicas e práticas em jornalismo de dados podem aproveitar a programação online, que trará cursos sobre como identificar e lidar com deepfakes, como encontrar pautas em volumes grandes de textos e também a navegar pelo universo de ferramentas digitais que auxiliam o repórter nas suas investigações jornalísticas.


Além da parte prática, o Congresso oferece, ainda, mesas que vão debater o desinteresse das pessoas em consumir jornalismo – e como reverter esse cenário –, as possibilidades do uso da Inteligência Artificial por jornalistas em tempo de eleições e o poder do jornalismo local neste trabalho, entendendo a proximidade do profissional com sua audiência.


As masterclass possuem até 1 hora de duração, cada. Conheça de perto o trabalho dos jornalistas internacionais convidados para o 19º Congresso Online: Benjamin Toff, Colin Pereira, Ela Stapley, María Teresa Ronderos, Nilesh Christopher e Sherif Mansour.


Como garantir o seu ingresso?


O ingresso do 19º Congresso online é vendido separadamente. Os valores do primeiro lote, que tem duração limitada, variam de R$40 a R$100, conforme a categoria de inscrição. Saiba mais sobre os ingressos neste link.


O ingresso do Congresso online dá direito à programação online de 11 a 14 de julho e às transmissões das atividades presenciais do Congresso presencial e do Domingo de Dados.


Veja a programação completa


O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.


Patrocinam o 19º Congresso: Google, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, SBT News, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abracom, Alright, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder360, Internews, Revista Cenarium, Youtube e Serrapilheira.


São parceiros institucionais: Agence Française de Développement (AFD), Agência Mural, Alma Preta, Abert, Aberj, Artigo 19, ANJ, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré, Report for the world, Textual Comunicação e Transparência Internacional - Brasil.


Serviço


19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Autor:Abraji Fonte:Associação Brasileira de Jornalismo Investivativo
Gralha Confere TRE