notcias

21/03/2023

UEPG sedia Mulheres em luta, em defesa da democracia

Atividade contar com painis sobre lutas histricas das mulheres e marcar o lanamento da Frente Feminista de Ponta Grossa

Na prxima quinta-feira (23/03), acontece no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o evento Mulheres em luta, em defesa da democracia. A iniciativa partiu de entidades sociais e grupos organizados interessados em discutir os direitos das mulheres, tendo como marco os debates realizados durante o ms de maro, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

A partir das 8h30, no Grande Auditrio, est programada uma palestra sobre as lutas histricas das mulheres e os desafios atuais com a historiadora Dra. Georgiane Garabely Heil Vazquez, professora do Departamento de Histria da UEPG e pesquisadora da rea de estudos de gnero, seguida de um painel sobre o tema do evento. Participam do debate representantes de diferentes setores da sociedade envolvidos com as demandas das mulheres: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Frente Nacional de Luta de Ponta Grossa, Ncleo Maria da Penha e Mandato Coletivo do PSOL.

Ao final do painel, ser lanada a Frente Feminista de Ponta Grossa, uma iniciativa que rene diversas entidades, grupos e coletivos comprometidos com a defesa dos direitos das mulheres na cidade. No perodo da tarde, s 17 horas, ser exibido um documentrio que tematiza a violncia contra as mulheres, acompanhado de debate com participantes.

O evento gratuito e oferece certificado de participao. Mulheres em luta, em defesa da democracia organizado pelo grupo de pesquisa Jornalismo e Gnero e pelo projeto de extenso Elos Jornalismo, Direitos Humanos e Formao Cidad, do curso de Jornalismo da UEPG. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever preenchendo o formulrio.

Autor:Departamento de Jornalismo da UEPG Fonte:Dejor/UEPG