esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

21/03/2023

UEPG sedia “Mulheres em luta, em defesa da democracia”

UEPG sedia “Mulheres em luta, em defesa da democracia”

Atividade contará com painéis sobre lutas históricas das mulheres e marcará o lançamento da Frente Feminista de Ponta Grossa


Na próxima quinta-feira (23/03), acontece no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o evento “Mulheres em luta, em defesa da democracia”. A iniciativa partiu de entidades sociais e grupos organizados interessados em discutir os direitos das mulheres, tendo como marco os debates realizados durante o mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.


A partir das 8h30, no Grande Auditório, está programada uma palestra sobre as lutas históricas das mulheres e os desafios atuais com a historiadora Dra. Georgiane Garabely Heil Vazquez, professora do Departamento de História da UEPG e pesquisadora da área de estudos de gênero, seguida de um painel sobre o tema do evento. Participam do debate representantes de diferentes setores da sociedade envolvidos com as demandas das mulheres: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Frente Nacional de Luta de Ponta Grossa, Núcleo Maria da Penha e Mandato Coletivo do PSOL.


Ao final do painel, será lançada a Frente Feminista de Ponta Grossa, uma iniciativa que reúne diversas entidades, grupos e coletivos comprometidos com a defesa dos direitos das mulheres na cidade. No período da tarde, às 17 horas, será exibido um documentário que tematiza a violência contra as mulheres, acompanhado de debate com participantes. 


O evento é gratuito e oferece certificado de participação. “Mulheres em luta, em defesa da democracia” é organizado pelo grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, do curso de Jornalismo da UEPG. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever preenchendo o formulário.

Autor:Departamento de Jornalismo da UEPG Fonte:Dejor/UEPG
Gralha Confere TRE