03/02/2023

Representantes do SindijorPR e da Fenaj se reúnem com jornalistas da RIC

Dionei Santos

Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) estiveram hoje na sede da RIC TV (Record), em Curitiba, para encontro com os profissionais de imprensa empregados da empresa. Na ocasião também houve reunião com gestores de Recursos Humanos da emissora.

Durante a conversa com jornalistas foi feito um breve relato da atuação do SindijorPR e da Fenaj junto a diversas instituições, como Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério Público estadual, para garantir a segurança dos jornalistas durante o exercício profissional.

Outro ponto abordado foi a necessidade de aprovação, pelo Congresso Nacional, da proposta de emenda constitucional (PEC) que restabelece a exigência de formação superior em Jornalismo para o exercício profissional. O texto foi aprovado no Senado, mas está parado na Câmara dos Deputados.

A conversa serviu ainda para falar das perspectivas para a próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos jornalistas do Paraná, que deverá entrar em vigor a partir de maio de 2023. Em seguida, houve reunião com gestores da empresa para tratar do acordo coletivo de banco de horas.

O presidente do SindijorPR, Célio Martins, que também integra a diretoria executiva da Fenaj, ressalta que o encontro com jornalistas da RIC faz parte do trabalho de maior aproximação e interação das entidades com os profissionais de imprensa do estado. “Recentemente estivemos com jornalistas da RPC (Globo) e da Rede Massa (SBT). É muito importante para ouvir os colegas e as colegas, além de ser uma grande oportunidade para prestar contas do que estamos fazendo”, destaca.

Autor:SindijorPR