13/01/2023

SindijorPR e Fenaj buscam apoio do MPPR para garantir segurança a jornalistas

SindijorPR

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), representados por seus dirigentes Silvia Valim e Célio Martins, se reuniram nesta quinta-feira (12) com o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e o promotor de Justiça, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, Rafael Osvaldo Machado Moura.

No encontro, o diretor-presidente do SindijorPR, Célio Martins, entregou aos representantes do MPPR um resumo do panorama de violência enfrentado pelos profissionais da imprensa no Paraná em 2022 e fez uma explanação sobre a crescente onda de desinformação no país.

Na oportunidade, os diretores informaram que, somente nos dez primeiros dias de janeiro de 2023, o SindijorPR registrou cinco equipes de jornalismo de Curitiba sendo intimidadas, ameaçadas e atacadas de forma violenta e hostil especialmente na cobertura de desmontes de acampamentos bolsonaristas e também, em uma ação de despejo em que policiais impediram o exercício profissional de um jornalista.

“Entre algumas iniciativas, solicitamos ao MPPR apoio no combate à desinformação, na identificação e combate aos fomentadores de campanhas de ódio contra jornalistas e voltadas para desacreditar a profissão e na luta por condições de trabalho seguras dos profissionais de imprensa que são expostos a risco na atividade profissional”, observa a diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim.

As solicitações foram entregues em ofício e complementadas com informações sobre o posicionamento do SindijorPR e da Fenaj, que têm cobrado das autoridades estaduais e federais ações urgentes e garantias para que os jornalistas possam ter segurança no seu exercício profissional.

“Em ofício, nós registramos ainda a necessidade de gestões junto aos órgãos de segurança pública no sentido de coibir práticas por parte de agentes de segurança, especialmente policiais militares, que venham a cercear o trabalho de jornalistas", explicou o vice-presidente da FENAJ e diretor-presidente do SindijorPR, Célio Martins.

Durante a reunião ficou definido que o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos irá enviar uma circular a todas as promotorias do estado do Paraná para que providenciem ações em defesa dos jornalistas diante de casos de ataques e agressões. Também ficou acordado que será instituído um canal de comunicação ágil entre as duas instituições para reforçar a defesa dos profissionais de imprensa no exercício da profissão em todo o estado.

Uma proposta debatida na reunião, a qual será objeto de estudo, prevê a realização de um seminário envolvendo entidades e organizações de jornalistas, com a finalidade de promover campanhas contra a desinformação. Nesse encontro seriam tomadas iniciativas para destacar junto à população a necessidade da checagem de informações, além do fato de reafirmar a importância do trabalho de profissionais de imprensa para o fornecimento de informações seguras e, consequentemente, o reforço da democracia.

Autor:SindijorPR