03/01/2023

SindijorPR lamenta a morte do jornalista Aroldo Murá

Rodrigo Félix Leal

Criador da série Vozes do Paraná entre outros projetos e obras, Murá lutava contra um câncer e estava hospitalizado desde dezembro

O SindijorPR se solidariza aos familiares e amigos e lamenta profundamente a morte do jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, aos 82 anos, ocorrida nesta terça-feira (03/01), no Hospital São Vicente, em Curitiba. Murá enfrentava um câncer e estava hospitalizado desde o dia 25 de dezembro. Filiado ao Sindicato desde 1962, há mais de 60 anos, ele era o associado de número 114 da entidade. O velório, seguido da cerimônia de cremação, acontece nesta quarta-feira (04/01), até às 19 horas, na Capela Vaticano (Avenida Desembargador Hugo Simas, 26).

Nascido no Rio Grande do Sul em 1940, Murá veio para Irati (PR) aos oito anos. Entrou na faculdade de Jornalismo da então Universidade Católica (atual Pontifícia Universidade Católica) em 1960 e teve seu primeiro emprego na área antes mesmo de frequentar o curso superior, na Revista Clube.

Trabalhou no O Diário do Paraná, em que conheceu Paulo Leminski e Luiz Geraldo Mazza, dirigiu a Voz do Paraná durante a Ditadura Militar, foi repórter para a Esso, escreveu para o Diário de Notícias do Rio de Janeiro (RJ), passando ainda pela Biblioteca Pública do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Correio de Notícias e Gazeta do Povo, além de ter apresentado um programa na RICTV.

Era coordenador do projeto Memória Paranaense, fundador e presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba e membro do conselho editorial da Revista Ideias. Jornalista ainda atuante, mantinha uma coluna diária que era replicada pelo portal Banda B. Murá também foi professor universitário, bastante estimado pelos alunos.

Desde 2008, produzia a série Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, em que eternizou o perfil de 268 profissionais do Estado, cuja 13ª e mais recente edição foi lançada em setembro de 2022. Murá escreveu ainda a biografia ‘Seu nome é João’, sobre o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, e o livro ‘Encontros do Araguaia – Construtores do Paraná no Século 20’.

Nota de Edição: A imagem da ficha de filiação ao SindijorPR do jornalista Aroldo Murá teve informações ocultadas em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Texto editado às 09h14 do dia 04/01/2023 para inclusão de informações.

Autor:SindijorPR