02/01/2023

SindijorPR repudia agressões ao jornalista Julio Cesar Alves

Foto: Silvio Rafael Morais/Arquivo pessoal de Julio Cesar Alves
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público repudiar agressões sofridas pelo jornalista Julio Cesar Alves, na tarde da última sexta-feira (30/12), na cidade Ampére, região Sudoeste do estado. Formado em Jornalismo pela Universidade Tuiuti (UTP), atualmente o profissional trabalha para as Rádios Ampére AM e Interativa FM.

De acordo com relatos do jornalista, reproduzidos pelas emissoras, ele “saía de um estabelecimento comercial situado na rua Atenas, no bairro Nossa Senhora das Graças, por volta das 13h50, acompanhado de sua filha mais nova, quando foi abordado por indivíduo, o qual foi acionado juridicamente em 2019 por utilizar em meios de comunicação, site e perfil do Facebook, textos e fotos do jornalista, sem a devida autorização, conforme prevê a lei de direitos autorais”.

“Essa pessoa que me agrediu copiava meus conteúdos jornalísticos e reproduzia em seus canais sem ter autorização. Eu entrei com ação judicial e ganhei”, relatou Julio Cesar ao SindijorPR.

Ainda de acordo com Julio Cesar, o agressor questionou os motivos da ação judicial movida pelo jornalista e, logo em seguida, partiu para agressões físicas, desferindo tapas, socos, empurrões, chutes e joelhadas contra o jornalista. Além de ferimentos na cabeça, no rosto e pescoço, o profissional teve seus óculos de grau quebrado.

Toda a cena de violência foi diante da filha de Julio Cesar, de quatro anos de idade. As agressões só foram interrompidas com a ação de pessoas que estavam no estabelecimento e por populares que passavam pelo local.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência no 2º Pelotão da Polícia Militar de Ampére e na delegacia de Polícia Civil da comarca de Ampére. Julio Cesar precisou receber cuidados médicos no Hospital e Maternidade Santa Rita. O profissional agredido também está encaminhando medidas jurídicas cabíveis e necessárias em relação ao caso.

De acordo com levantamento elaborado pelo SindijorPR, coordenado pela jornalista e diretoria da entidade Aline Rios, em 2022 foram registrados, em média, mais de um caso por mês de agressão a jornalista no Paraná. Com o lamentável episódio envolvendo Julio Cesar, sobe para 15 casos durante o ano.

O presidente do SindijorPR e membro da direção executiva da Fenaj, jornalista Célio Martins, diz que “o aumento de ataques a jornalistas nos últimos anos, além de causar graves danos aos profissionais e ao jornalismo, prejudica toda a sociedade no seu direito de ter acesso a informações confiáveis”

O SindijorPR e a Fenaj se solidarizam ao jornalista Julio Cesar Alves e cobra apuração rigorosa do caso, assim como punição a responsáveis pelas agressões.