21/12/2022

Ronda da noite está de volta e abre 2023 com mostra fotográfica, música e literatura

A Ronda da Noite está de volta - com dia, hora e local marcados: 05/01, às 19 horas, no Barvinho, em Curitiba. Quem frequentou os bares curitibanos em meados dos anos 2000 se lembra bem: o encontro de jornalistas e profissionais de imprensa era rotina entre colegas que faziam questão de colocar as pautas da semana em debate na mesa de bar.

A iniciativa de resgatar a Ronda veio após o 1º Sarau da Casa dos Jornalistas que reuniu colegas de diferentes gerações na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), em Curitiba, no início de dezembro, e trouxe uma verdade indiscutível: jornalistas gostam de conversar acompanhados de uma boa bebida.

Além da confraternização, haverá lançamento de livros de jornalistas. A atração musical é a colega Adriane Werner, que vai apresentar canções da MPB. A mostra "Fotojornalismo em Exposição" completa a programação da primeira Ronda da Noite em muitos anos. O Barvinho, anfitrião do evento, terá promoções de drinques e taças de vinho.

“Este será o primeiro Ronda da Noite de 2023, então, nada mais justo que abrir o ano com música de qualidade com uma pessoa querida de todos nós da imprensa que é a Adriane. O Barvinho também já conhece o público da imprensa e é o lugar ideal para iniciarmos o retorno da Ronda. Contamos com a ideia de fazermos um encontro por mês e sempre alternando os locais. Para fechar, a Mostra Fotojornalismo Paranaense vem para expressar um pouco do que foi o nosso 2022 em meio a um ano eleitoral marcante e caótico, mas que precisa ser relembrado por tudo que significou para a democracia”, conclui a diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim.

Sobre a Mostra Fotojornalismo Paranaense em Exposição: Democracia

Mais de 30 fotos foram enviadas para a Mostra Fotojornalismo Paranaense em Exposição, que encerrou suas inscrições na semana passada. Com o tema Democracia, as imagens estão sendo selecionadas por uma Comissão formada por Sindijor e Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (ArfocPR) e foram enviadas por profissionais de imprensa de todo o Paraná.

Os registros escolhidos serão exibidos em telas do Barvinho Restô Bar no dia 05/01 e ficarão disponíveis no Espaço por uma semana. Após o lançamento no Ronda da Noite, as imagens serão também divulgadas no site do SindijorPR.

“Nosso propósito desde o início foi o de valorizar profissionais de imagem da imprensa paranaense que atuam sempre com registros importantes e de grande valor, mas que nem sempre encontram espaço para divulgação. Conseguir esse espaço é fundamental para incluirmos cada vez mais o fotojornalista e o jornalista que também está inserido nos registros diários da profissão no contexto do SindijorPR”, explica o diretor de imagem do SindijorPR, Dionei Santos.

Serviço:
RONDA DA NOITE