esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

16/12/2022

Gazeta do Povo suspende coluna de Célio Martins, jornalista mais antigo do jornal

Gazeta do Povo suspende coluna de Célio Martins, jornalista mais antigo do jornal
Célio Martins está há 34 anos na Gazeta do Povo (Fotos: Arquivo Pessoal)
Defensor do Jornalismo ético e responsável, Célio Martins  vinha registrando fortes ataques de leitores aliados ao governo Bolsonaro aos seus artigos no veículo

O jornal Gazeta do Povo decidiu suspender a coluna de Célio Martins, jornalista mais antigo da empresa, com 34 anos de casa e que atuou em várias áreas da redação, inclusive como editor responsável da primeira página do jornal impresso. Célio Martins é atualmente vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR).


Célio, na redação, em 1988.


Em sua carreira profissional, colaborou com vários veículos de comunicação do país, como Folha de Londrina, TV Iguaçu, Folha de S. Paulo, Correio do Estado, CNT, TV Campo Grande e O Estado do Paraná. O comunicado da suspensão, segundo o jornalista, foi feito na manhã desta sexta-feira (16/12), por telefone.


Na Gazeta do Povo, além de ter sido editor de várias áreas, Célio Martins atuou como repórter em grandes coberturas internacionais, como a histórica disputa de segundo turno das eleições francesas entre o líder da extrema direita Jean-Marie Le Pen e o socialista Lionel Jospin, duas eleições de Hugo Chávez na Venezuela, a primeira vitória da direita no Chile após o fim da ditadura militar (Sebastián Piñera), o primeiro título do tenista Guga em Roland Garros (1997), a Copa do Mundo de futebol de 1998, o grande terremoto do Chile (2010) e a produção de uma série especial de reportagens em Cuba durante o governo Castro.


De acordo com Célio Martins, a justificativa apresentada pela direção da Gazeta do Povo é que haverá uma reformulação na política de conteúdo de opinião do jornal e que alguns conteúdos serão suspensos “até que novas regras e processos sejam criados”.



O jornalista relata que, nos últimos anos, vinha registrando fortes críticas de leitores defensores do governo Bolsonaro aos seus artigos, alguns desses leitores com ameaças de suspender a assinatura do jornal.


Entre as questões que motivaram reações dos leitores simpatizantes do bolsonarismo, na avaliação de Célio Martins, era sua defesa intransigente do combate à desinformação (fake news), do jornalismo ético e da informação de interesse público como pilar da democracia.

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE