05/09/2022

SindijorPR e Fenaj pedem às empresas medidas de segurança aos jornalistas no 7 de Setembro

Escalada de violência contra jornalistas e proximidade com o período eleitoral preocupam as entidades de defesa da categoria

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) encaminhou ofício às empresas de Comunicação, nesta segunda-feira (05/09), para que garantam a segurança dos jornalistas e das jornalistas durante a cobertura das atividades e atos alusivos ao 7 de Setembro, data que marca a Independência do Brasil. A entidade, em consonância com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), alerta sobre a radicalização de atos contra a liberdade de imprensa e os profissionais de jornalismo em curso no país, especialmente, com a proximidade das eleições.

Dados compilados pela FENAJ e Sindicatos de Jornalistas Profissionais de todo o país demonstram um aumento considerável do número de casos de violência contra jornalistas no Brasil, principalmente a partir de 2018. De acordo com o Relatório de Violência contra Jornalistas elaborado pela Federação, em 2020 foram registrados 428 ataques contra profissionais do Jornalismo em território nacional. Em 2021, as situações de violência contra os trabalhadores durante coberturas jornalísticas chegaram a 430 – sendo que o Paraná sempre tem figurado entre os cinco primeiros colocados deste lamentável ranking.

Diante desse cenário que busca impedir o trabalho dos jornalistas e coloca em risco a vida dos profissionais, o SindijorPR e a Fenaj recomendam que os trabalhadores que venham a atuar na cobertura de atividades e atos em 7 de Setembro não o façam sozinhos, tendo em vista o risco de serem atacados durante o exercício da atividade. As empresas devem, portanto, escalar profissionais auxiliares para garantir que alguém possa cuidar do entorno e da integridade dos profissionais enquanto estes estiverem ocupados e desatentos.

Para o SindijorPR e a FENAJ, as empresas devem, ainda, estudar e adotar as medidas protetivas que se façam necessárias ao mensurar os riscos de exercício da atividade na ocasião. Algumas destas iniciativas envolvem solicitar apoio de agentes de segurança pública; providenciar equipamentos de segurança; garantir que os profissionais possam contar com a possibilidade de deslocamento rápido em caso de tumulto; entre outras.

Empresas que eventualmente tenham profissionais atacados devem orientar os trabalhadores para que procurem este Sindicato, bem como para que realizem o devido registro da ocorrência junto à Polícia Civil. Situações de ameaças prévias a jornalistas e/ou a veículos de Comunicação também devem ser comunicados às autoridades competentes o mais rápido possível.

O SindijorPR, por meio do documento, também se colocou à disposição das empresas de Comunicação para discutir e/ou orientar a adoção de protocolos de segurança na atividade jornalística. A entidade reiterou ainda a importância de tratar com seriedade e atenção a adoção de medidas protetivas para assegurar que os e as profissionais do Jornalismo tenham condições dignas e adequadas para desempenhar suas tarefas no melhor atendimento ao interesse público.

Os trabalhadores que necessitarem de mais informações sobre a segurança jornalística podem acessar o "Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral", elaborado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.

Denúncias

Durante o feriado do dia 07 de Setembro o SindijorPR atenderá em sistema de plantão. Qualquer jornalista que venha a enfrentar algum tipo de situação controversa e/ou de violência na cobertura alusiva à data, deve comunicar o Sindicato através do e-mail sindijor@sindijorpr.org.br.

Autor:SindijorPR