01/08/2022

SindijorPR soma 19% dos votos para a nova direção da Fenaj

A chapa Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia, única a concorrer nas eleições da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), foi eleita com 1.953 votos. As eleições foram realizadas nos dias 26, 27 e 28 de julho. Os jornalistas da base do SindijorPR representaram 18,75% dos votantes.

De acordo com os números apurados pelo Comissão Eleitoral Nacional e pela Comissão Eleitoral local, dos 697 jornalistas aptos a votar no SindijorPR, 377 participaram da votação, perfazendo um quórum de 54%.

A jornalista Samira de Castro, do Ceará, foi eleita para a presidência da Fenaj. Do estado do Paraná foram eleitos o jornalista Célio Martins – atual presidente do SindijorPR, colunista e editor da Gazeta do Povo – para integrar a vice-presidência da entidade, e o jornalista Ayoub Hanna Ayoub – diretor do Sindijor Norte Pr e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – para a Secretaria de Relações Institucionais.

Além das eleições para a nova direção da Fenaj, os jornalistas também elegeram os integrantes do novo Conselho Fiscal e membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). Os eleitos e as eleitas para a CNE foram Vera Daisy Barcellos, Beth Costa, Suzana Tatagiba, Franklin Valverde e Osnaldo Moares. O jornalista Antônio Paulo Santos será suplente.