esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

21/07/2022

Jornalista paranaense assume presidência da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Imagem: Jonathan Campos



A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou esta semana sua nova presidente, a paranaense Kátia Brembatti. 


Natália Mazotte, ex-presidente da entidade, anunciou seu desligamento da diretoria em razão de novos desafios profissionais e Kátia Brembatti, que era vice-presidente da organização, assume oficialmente a presidência em agosto durante o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo.


"É uma responsabilidade muito grande, principalmente em um ano eleitoral tão conturbado quanto esse, com essa escalada de violência contra jornalistas e ameaças à democracia. Realmente um desafio", afirma Brembatti. 


Kátia nasceu Cascavel, no Paraná e é formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A jornalilsta fez parte da equipe responsável pela premiada série Diários Secretos da Gazeta do Povo e Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que desvendou o esquema de desvio de dinheiro dos cofres da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2010


"A Abraji faz parte da minha vida desde 2008 por meio de cursos e treinamentos que fiz e que mudaram a minha carreira. Diários secretos é, inclusive, uma consequência desse treinamento. Para mim é uma instituição muito importante nessa área de proteção aos jornalistas, luta contra assédio judicial e outras agressões que nós jornalistas sofremos diariamente", conta a jornalista.



A Abraji já teve dois paranaenses em sua diretoria: Os jornalistas James Alberti e Mauri König, mas é a primeira vez que o Paraná assume a presidência e a segunda vez que uma presidente mulher assume a liderança da entidade que atualmente possui uma gestão majoritariamente feminina.

O mandato da atual gestão da Abraji será até dezembro de 2023.


Gralha Confere TRE