26/05/2022

Região Sul fecha 77% das negociações coletivas com reajustes salariais iguais ou acima da inflação

Estudo divulgado pelo Dieese revela que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm aplicado os maiores reajustes aos salários dos trabalhadores em comparação ao restante do país

A região Sul alcançou novamente o maior percentual de reajustes salariais iguais ou acima da inflação em negociações coletivas entre todas as regiões brasileiras, conforme aponta estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo o levantamento divulgado neste mês, no Sul, a tendência se verificou em 77% dos casos analisados. Isso equivale a dizer que pelo menos sete em cada dez categorias profissionais fecharam as negociações com ganhos iguais ou superiores à inflação no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O quadro verificado pelo Dieese na região Sul reflete os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras que vêm sofrendo pesados cortes salariais durante a pandemia, sem que sua remuneração faça frente à alta do custo de vida em todo o país.

Este cenário também vem se repetindo em relação aos jornalistas paranaenses que já somam cerca de 17% de perdas salariais. Em janeiro, pesquisa realizada pelo SindijorPR e Sindijor Norte PR apontou que para os trabalhadores do setor a maior prioridade na negociação coletiva é a garantia de um reajuste salarial digno e decente.

Considerando todas as regiões do país, a média de reajustes iguais e/ou acima da inflação foi de 54%, ou seja, atingindo cinco em cada dez categorias profissionais. Ainda conforme o Dieese, em função do aumento dos preços da ordem de 1,04% em abril, o valor do reajuste necessário para as negociações com data-base em maio chega a 12,47%. Este é o maior valor do período considerando o acompanhamento realizado pelo Dieese.

Autor:SindijorPR