08/04/2022

SindijorPR denuncia advogado por agressão a jornalistas da CBN e RIC TV

Reprodução RICTV

Profissionais realizavam a cobertura de um protesto em frente a um prédio, em Curitiba. Denúncia foi levada à OAB Paraná

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) levou ao conhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Paraná, nesta sexta-feira (08), denúncia de jornalistas da Rádio CBN Curitiba e da RIC TV sobre agressões sofridas durante a cobertura de um protesto de mães de crianças com deficiências e de autistas em frente a um prédio, na Avenida Cândido de Abreu, no centro de Curitiba. O ataque contra os profissionais aconteceu no dia seguinte à data em que é comemorado o Dia do Jornalista no Brasil.

De acordo com o relato dos jornalistas que trabalhavam na cobertura do protesto, a repórter Simone Giacommetti, da Rádio CBN, ao fazer contato com um cidadão que se identificou como advogado, este tomou o celular da emissora da mão da repórter, saiu com o aparelho e afirmou que não iria devolver o equipamento.

O celular foi recuperado, de acordo com os relatos dos jornalistas, por uma equipe de reportagem da RIC TV, que seguiu o suposto advogado e insistiu para que ele devolvesse o aparelho. O agressor, que pode ser identificado pelas imagens gravadas durante o episódio, ainda empurrou o repórter Raphael Augustus da RIC TV antes de entrar no condomínio. As imagens mostram o suposto advogado de posse do celular da equipe da CBN. Em um momento, ele desfere um soco contra a câmera da TV.

O SindijorPR pediu para que a OAB Paraná abra processo disciplinar para apurar as denúncias de agressão atribuídas ao suposto advogado e identificar o agressor. A entidade também está prestando outras orientações às vítimas.

Ainda na sexta-feira (08), a Ouvidoria da OAB Paraná comunicou o SindijroPR, por meio de e-mail, que o ouvidor Cleverson José Gusso solicitou ao Tribunal de Ética e Disciplina pedido de "apuração dos fatos e devidas providências".

O SindijorPR condena a tentativa de impedir o trabalho dos jornalistas, o que caracteriza um atentado à liberdade de imprensa e, como consequência, à democracia e ao direito de as pessoas receberem informação confiável e ética.

Nota do condomínio

Nesta segunda-feira (11), o Centro Comercial Cândido de Abreu (CCCA) - onde ocorreu o protesto - divulgou nota em que afirma que não houve participação de representantes do condomínio nos atos de agressões a jornalistas. "O condomínio respeita a atividade jornalística e lamenta eventuais desentendimentos com terceiros ocorridos durante a manifestação, esclarecendo que não houve conflito com nenhum preposto ou representante legal do edifício", diz a nota do condomínio.

Empresas se manifestam sobre agressões

No final da tarde de sexta-feira (08), o Grupo RIC emitiu a seguinte nota sobre a situação: "A propósito de um incidente ocorrido neste dia 8 com equipes de reportagem da RICTV e da rádio CBN Curitiba, queremos ressaltar nosso absoluto repúdio a todo tipo de intimidação e violência, especialmente contra a imprensa no exercício de suas funções de informar a população. Durante a cobertura de um protesto, jornalistas foram agredidos fisicamente, como comprovam as imagens feitas no local. Felizmente eles não sofreram ferimentos. O agressor também danificou equipamento da emissora. O incidente exigiu a interferência de seguranças do local para conter a violência absolutamente injustificada contra os repórteres. O Grupo RIC e a sua emissora RICTV reiteram a completa confiança nas instituições que certamente atuarão para coibir ações lamentáveis como essa, que atenta contra a liberdade de imprensa".

A Rádio CBN também se manifestou sobre os ataques aos jornalistas: "A direção da Rádio CBN e os colaboradores da emissora repudiam, de forma veemente, a agressão e o constrangimento sofridos na tarde desta sexta-feira pela nossa jornalista Simone Giacometti e pela equipe da RIC TV, durante a cobertura de um protesto. A jornalista teve seu celular de trabalho, identificado com o símbolo da emissora, tomado de suas mãos, tendo sua privacidade violada e sendo ameaçada. Os colegas da emissora de TV, que registravam o fato, foram agredidos e tiveram o equipamento de filmagem danificado. O episódio lamentável só não foi mais grave pela pronta ação de equipes de segurança privada do local. A Rádio CBN Curitiba repudia todo o tipo de violência e intimidação contra a imprensa no exercício de suas funções, reforça a confiança nas instituições democráticas que atuam para coibir ações como esta, e agradece as manifestações do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e da OAB-PR".

Autor:SindijorPR