18/02/2022

Jornalistas expõem salários insuficientes e indicam prioridades na pesquisa da Campanha Salarial

O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 10 de fevereiro e contou com a participação de jornalistas de 17 cidades paranaenses

Uma pesquisa para entender o perfil dos jornalistas profissionais do Paraná expôs que os salários no Estado são insuficientes para atender as necessidades dos trabalhadores. O dado é o que mais preocupa, uma vez que 9 em cada 10 pessoas que responderam ao questionário consideram ter rendimentos abaixo do que precisam. O levantamento, que também trouxe perguntas sobre as prioridades da Categoria, foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) entre os dias 1 e 10 de fevereiro. Confira a íntegra da pesquisa da Campanha Salarial 2022/2023.

As respostas já estão sendo analisadas por diretores dos dois Sindicatos e contribuem para a negociação da Campanha Salarial deste ano, com o fechamento de mais uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Ao todo os Sindicatos receberam 159 respostas em um questionário disponibilizado por meio da plataforma Google Formulários.

Outro dado preocupante da pesquisa é a sobrecarga de trabalho. A grande maioria dos participantes respondeu que estão sobrecarregados e sofrem pressão por quantidade de trabalho, em detrimento da qualidade. A maioria também disse já ter presenciado ou sofrido assédio moral no trabalho. Preocupa ainda, as demissões de profissionais com maiores salários para contratar novos jornalistas, com salários inferiores.

Além da reposição das perdas salariais e do reajuste integral da inflação na data base, os jornalistas veem como prioridades plano de saúde, plano de cargos e salários, vale alimentação, participação nos lucros e resultados e ajuda de custo para trabalho remoto (home office).

As diretorias do Sindijor Norte PR e SindijorPR vão se reunir, cada uma com sua base, nesta e na próxima semana. Depois disso, uma reunião conjunta entre os dois Sindicatos vai ser realizada para debater o texto que será remetido aos patrões com indicações para a CCT. O SindijorPR e o Sindijor Norte PR agradecem imensamente aos jornalistas que participaram desta primeira etapa da Campanha Salarial.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte