esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

24/12/2021

Mensagem de fim de ano aos jornalistas e às jornalistas

Mensagem de fim de ano aos jornalistas e às jornalistas

O ano de 2021 foi muito difícil para jornalistas de todo o país.

Presenciamos uma onda nefasta de pseudoprofissionais e veículos – sites, rádios, TVs e jornais – que apostam na persuasão para induzir alguém a aceitar suas ideias e teses. O jornalismo ético, baseado em fatos, sem distorções, perdeu espaço para a prática panfletária, que busca manipular as pessoas. Nas redes sociais proliferaram a falsa informação e os atentados à democracia.

Jornalistas das mais diversas as áreas de atuação sofreram ataques para impedir a divulgação de informações de interesse público. Investidas do governo e autoridades de outros poderes contra os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras em geral foram redobradas. O desmonte da legislação trabalhista é apenas uma das inúmeras ações que favoreceram a barbárie.

Profissionais de todo o país tiveram seus salários reduzidos e grande parte passa atualmente por dificuldades para manter suas necessidades básicas. Além disso, a pandemia de Covid-19 tirou a vida de muitos e muitas colegas, familiares e pessoas queridas.

A resistência foi uma de nossas respostas às pressões, aos ataques e à precarização da profissão. Tivemos perdas pelo caminho, mas a luta e a solidariedade nos permitiram estar vivos e atuantes.

Com o novo ano que começa a nascer, abrem-se janelas para retomarmos o caminho da dignidade profissional e do bom jornalismo.

Em 2022, a nossa união será fundamental para reconquistarmos os direitos que foram pilhados e avançarmos em direção aos princípios que norteiam nossa profissão.

Que o novo ano possa nos unir ainda mais na construção de um mundo melhor.

A ética profissional vai superar o mau jornalismo e a manipulação.

A esperança vencerá o ódio!

Feliz Natal! E um Ano Novo de possibilidades de mudança!

SindijorPR

Gralha Confere TRE