22/09/2021

Concurso ‘Imagens do Brasil’ abre inscrições para foto e vídeo

Atividade integra a programação oficial do IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência, que acontece de 4 a 8 de outubro

Estão abertas até o próximo dia 26 as inscrições para a Mostra e Concurso de Vídeo e Fotografia ‘Imagens do Brasil’. O evento faz parte da programação oficial do IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência/ 7th International Meeting on Art-Science, que acontece de 4 a 8 de outubro, na modalidade remota, com o objetivo de oportunizar a publicação de produções fotográficas e audiovisuais que tenham como tema principal a relação Arte e Ciência.

Para participar, o autor deve se inscrever no Workshop, por meio do site do evento https://interarc-uepg5.webnode.com/viii-workshop-arte-ciencia/. Além disso, as fotos e vídeos devem cumprir alguns requisitos como: atender ao tema Imagens do Brasil; serem produções autorais, que não tenham participado de mostras, exposições ou sido publicadas em livros ou revistas; imagens e/ou vídeos que não suscitem nenhum tipo de violência, discriminação ou preconceito de qualquer natureza; e ainda, as produções devem contar com qualidade técnica mínima para compartilhamento no site do evento.

Além disso, os vídeos inscritos deverão ser postados no Youtube, em modo não listado e nos formatos AVI, MPEG ou MP4, sendo que os links precisam estar indicados na ficha de inscrição. E cada inscrito poderá participar com até três obras em cada categoria (fotografia ou vídeo). Na ficha de inscrição deverá constar o gênero em que o vídeo se insere - ficção, documentário, videoarte ou videoclipe – e no caso de a produção audiovisual apresentar hibridismos entre duas ou mais categorias, deve-se optar pela denominação ‘outros’.

Ainda segundo os organizadores, os vídeos devem ter no mínimo três e no máximo dez minutos de duração (incluindo créditos iniciais e finais), e os que não seguirem esta recomendação serão desclassificados. As fotografias devem ser enviadas para o concurso no formato JPEG, em boa resolução, com tamanho mínimo de 640 x 360 pixels (SD), podendo também ter qualidade entre 1280 x 720 pixels (HD) até 1920 x 1080 pixels (Full HD), em cores ou preto e branco.

A ficha técnica com a sinopse do trabalho e demais dados deverá ser anexada à ficha de inscrição. A temática ‘Imagens do Brasil’ surge em comemoração ao bicentenário de nascimento do fotógrafo Jean-Victor Frond, pioneiro da fotografia no Brasil. Seu livro, ‘Brasil Pitoresco’, possui registros fotográficos da escravidão, da vida rural e de paisagens do Rio de Janeiro.

Texto escrito por Willian Brasil e divulgado a pedido dos organizadores