notcias

22/09/2021

Concurso Imagens do Brasil abre inscries para foto e vdeo

Atividade integra a programao oficial do IX Workshop Paranaense de Arte-Cincia, que acontece de 4 a 8 de outubro

Esto abertas at o prximo dia 26 as inscries para a Mostra e Concurso de Vdeo e Fotografia Imagens do Brasil. O evento faz parte da programao oficial do IX Workshop Paranaense de Arte-Cincia/ 7th International Meeting on Art-Science, que acontece de 4 a 8 de outubro, na modalidade remota, com o objetivo de oportunizar a publicao de produes fotogrficas e audiovisuais que tenham como tema principal a relao Arte e Cincia.

Para participar, o autor deve se inscrever no Workshop, por meio do site do evento https://interarc-uepg5.webnode.com/viii-workshop-arte-ciencia/. Alm disso, as fotos e vdeos devem cumprir alguns requisitos como: atender ao tema Imagens do Brasil; serem produes autorais, que no tenham participado de mostras, exposies ou sido publicadas em livros ou revistas; imagens e/ou vdeos que no suscitem nenhum tipo de violncia, discriminao ou preconceito de qualquer natureza; e ainda, as produes devem contar com qualidade tcnica mnima para compartilhamento no site do evento.

Alm disso, os vdeos inscritos devero ser postados no Youtube, em modo no listado e nos formatos AVI, MPEG ou MP4, sendo que os links precisam estar indicados na ficha de inscrio. E cada inscrito poder participar com at trs obras em cada categoria (fotografia ou vdeo). Na ficha de inscrio dever constar o gnero em que o vdeo se insere - fico, documentrio, videoarte ou videoclipe e no caso de a produo audiovisual apresentar hibridismos entre duas ou mais categorias, deve-se optar pela denominao outros.

Ainda segundo os organizadores, os vdeos devem ter no mnimo trs e no mximo dez minutos de durao (incluindo crditos iniciais e finais), e os que no seguirem esta recomendao sero desclassificados. As fotografias devem ser enviadas para o concurso no formato JPEG, em boa resoluo, com tamanho mnimo de 640 x 360 pixels (SD), podendo tambm ter qualidade entre 1280 x 720 pixels (HD) at 1920 x 1080 pixels (Full HD), em cores ou preto e branco.

A ficha tcnica com a sinopse do trabalho e demais dados dever ser anexada ficha de inscrio. A temtica Imagens do Brasil surge em comemorao ao bicentenrio de nascimento do fotgrafo Jean-Victor Frond, pioneiro da fotografia no Brasil. Seu livro, Brasil Pitoresco, possui registros fotogrficos da escravido, da vida rural e de paisagens do Rio de Janeiro.

Texto escrito por Willian Brasil e divulgado a pedido dos organizadores