14/07/2021

SindijorPR e Fenaj repudiam ameaças a apresentador de Foz do Iguaçu

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Subseção de Foz do Iguaçu e Região) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentam e repudiam profundamente as ameaças sofridas pelo profissional de imprensa José Paulo Franco Gasques, apresentador de um programa policial na Rádio Foz FM, de Foz do Iguaçu.

JP Paulo, como é conhecido, e sua família sofreram ameaças em diferentes ocasiões, tanto presenciais quanto online. As entidades são rigorosas na defesa do livre exercício profissional e não aceitam intimidação, cerceamento ou censura no trabalho de comunicadores.

A ameaça mais recente ocorreu em junho deste ano, quando o profissional transitava de carro em uma das principais avenidas da cidade, perto do meio-dia, quando, parado num semáforo, outro veículo parou ao seu lado. Em seguida, o condutor o ameaçou de morte e foi embora.

Já em fevereiro passado, o motorista de um veículo parou em frente à moradia e cantou pneus. Em seguida, foram ouvidos disparos de arma de fogo. No dia seguinte, o apresentador e sua filha receberam mensagens anônimas por WhatsApp fazendo alusão aos tiros e ameaçando que os próximos seriam para matá-los.

Todos os fatos foram registrados em boletim de ocorrência na 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu –inclusive com citação do nome do suspeito de realizar as ameaças. O SindijorPR e Fenaj não admitem que as intimidações sofridas pelo apresentador fiquem impunes e espera que a Polícia Civil elucide o caso o mais brevemente possível.

Autor:SindijorPR