03/07/2021

Campanha Salarial: Sindicatos convocam jornalistas para Assembleia Geral conjunta

SindijorPR e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná estão convocando a categoria para Assembleia Geral conjunta para discutir a Campanha Salarial 2021. A atividade será no dia 08 de julho, às 19h30, via aplicativo Zoom. O link de acesso à sala será divulgado no dia da assembleia.

A assembleia é uma resposta à proposta rebaixada apresentada pelos patrões, no último dia 30 de junho. Na mesa de negociação, dirigentes dos dois sindicatos rechaçaram a proposta, classificando como ofensiva à categoria.

“O descaso dos patrões não tem limite. Chega a soar provocação a ‘proposta’. Encerramos dias atrás uma negociação desgastante da CCT 2020 para voltarmos à discussão sobre o anuênio. Não temos qualquer sensibilidade dos empresários, que se quer ajudam os jornalistas com as despesas do teletrabalho”, aponta Gustavo Henrique Vidal, diretor-presidente do SindijorPR.

Os empresários “ofereceram” reajuste de 1% e sequer responderam sobre os custos do telebralho, que tem saído do bolso dos jornalistas. A “contraproposta” patronal ainda prevê uma série de retirada de direitos: fim do anuênio, redução da Hora Extra para 50% e exclusão dos critérios para demissão. É desejo dos empresários ainda alterar diversas cláusulas, o que penaliza ainda mais os jornalistas. Uma delas é Cláusula 10ª, os valores correspondentes às gratificações seriam abatidos numa futura ação judicial do trabalhador.

“As empresas querem passar a boiada durante a pandemia. Os jornalistas precisam manter a resistência momento. A categoria já teve muitas perdas durante esse período atípico, como as reduções de salário e jornada. Na aprovação da última CCT, a categoria aceitou um reajuste mais baixo. Mas agora é preciso que os patrões entendam que não há mais como ceder. Os jornalistas não pararam de trabalhar na pandemia. Queremos respeito”, destaca Ticianna Mujalli, presidenta do sindicato do Norte.

LINHA DO TEMPO

- 26 de abril – Assembleia aprova CCT 2020 e a Pauta de Reivindicações de 2021

- 20 de maio – Sindicatos protocolam a Pauta de Reivindicações

- 18 de junho – Patrões enviam "contraproposta"

- 30 de junho – 1ª mesa de negociação entre jornalistas e patrões

- 08 de julho – Assembleia Geral conjunta

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O diretor-presidente do SindijorPR, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os jornalistas sindicalizados para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada 08 de julho de 2021, com início a partir das 19 horas, em primeira chamada, e às 19h30s em segunda convocação, com qualquer quórum. A atividade será realizada via aplicativo ZOOM para toda a sua base e vai discutir a seguinte pauta:

1. Avaliação e deliberação sobre a proposta patronal para Renovação da CCT 2021/2022;

2. Mobilização da categoria;

3. Informes.

Curitiba, 03 de julho de 2021.

Gustavo Henrique Vidal

diretor-presidente do SindijorPR