09/06/2021

COVID-19: SindijorPR integra pedido coletivo pela inclusão de profissionais da imprensa na vacinação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) está somando esforços às entidades de trabalhadores e patronais de rádio e televisão para, mais uma vez, tentar sensibilizar o governo paranaense da necessidade de incluir os profissionais de imprensa nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

Um ofício em conjunto com outras seis entidades, reiterando o apelo, foi protocolado no dia 07 de junho. Os envolvidos neste esforço entendem que a iniciativa é necessária face à exposição da categoria que, desde o início da pandemia, tem trabalhado incansavelmente para manter a população informada.

Nesta quarta-feira (09), Dia Nacional de Luta pela Vacinação dos Jornalistas, profissionais de todo o Brasil realizam atos pela inclusão da categoria nos grupos prioritários. Liderados pelos Sindicatos Estaduais e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), jornalistas ocuparam as redes sociais digitais com tuitaço e instagramaço. O Dia de Luta encerra com a live #VacinaAImprensa, a partir das 19 horas. A atividade virtual tem a participação do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), do diretor do departamento de Saúde da Fenaj, Norian Segatto, e do presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Moacy Neves. A atividade será conduzida pela presidenta da Fenaj, Maria José Braga.

Recentemente, Fenaj divulgou um dossiê em que contabiliza 224 mortes de jornalistas no Brasil, no período entre abril de 2020 e março de 2021. Somente no Paraná, cerca de 20 profissionais da área já morreram em decorrência da covid-19. Se incluirmos nestes dados as perdas de familiares de jornalistas e de trabalhadores de outras categorias que dividem os mesmos ambientes de trabalho, o total de mortes por covid-19 relacionadas à atividade de imprensa chega a pelo menos 30 no Estado.

A primeira tentativa de incluir jornalistas na campanha de vacinação contra a covid-19 se deu em janeiro, quando o SindijorPR endereçou um ofício ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior – cuja família é proprietária de uma rede de meios de comunicação no Estado – e reiterou o documento à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). O pedido tramitou por cerca de um mês e teve a negativa oficial comunicada ao Sindicato em 08 de março. Segundo o documento, a inclusão da categoria no plano estadual de vacinação caberia à coordenação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e não ao governo do Estado.

“Além de buscar a inclusão de jornalistas no plano estadual de vacinação contra a covid-19, o SindijorPR trabalha desde março de 2020 para conscientizar empresários e trabalhadores sobre a importância das ações preventivas no combate à pandemia", destaca o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Henrique Vidal.

Desde a declaração da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o SindijorPR já emitiu duas recomendações aos sindicatos patronais, em março e agosto de 2020, respectivamente, para propor um protocolo de segurança para o exercício da atividade e para reforçar as medidas de combate à doença em espaços onde há compartilhamento de dispositivos, a exemplo dos estúdios de rádio e televisão.

Outro esforço tem se dado no sentido de atuar prontamente a partir das informações que vêm sendo repassadas pelos próprios trabalhadores. Após o recebimento de cada denúncia, o SindijorPR busca adotar as medidas cabíveis em cada uma das situações: foram cerca de 50 ofícios solicitando esclarecimentos; mais de 15 denúncias a órgãos de proteção ao trabalho e da saúde; além da realização de campanhas específicas e da participação no Comitê Estadual de Monitoramento das Medidas para o Enfrentamento da Covid-19.

ENTIDADES QUE ASSINAM O DOCUMENTO

Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – Aerp

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná – Adi

Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná – Sert-PR