02/06/2021

Jornalistas denunciam uso de mão de obra estudantil pelo Operário, em Ponta Grossa

Profissionais reclamaram da ausência de um jornalista na assessoria de imprensa do clube. Os estágios estão sendo verificados pelo SindijorPR

O Operário Ferroviário Esporte Clube de Ponta Grossa voltou a ser alvo de denúncias junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). Vários profissionais procuraram o SindijorPR nesta quarta-feira (02) para relatar que a coletiva do clube, após o jogo de terça-feira contra o Guarani, teria sido conduzida somente por estudantes de Jornalismo, que também estariam exercendo outras funções ligadas à assessoria de imprensa da equipe ao longo dos últimos dias.

A direção do SindijorPR buscou informações junto ao Operário, que informou que com a saída da jornalista que respondia pela assessoria de imprensa, o processo para a contratação de um novo profissional para a função se encontra em andamento. Ainda de acordo com o clube, a coletiva foi realizada por um publicitário contratado pelo Operário e uma estudante de jornalismo - ainda sem contratação formalizada.

O Sindijor alertou o Operário sobre a necessidade de corrigir as eventuais irregularidades na contratação de estagiários o mais rápido possível. O Sindicato ainda está apurando a situação dos estágios no clube, mas as denúncias indicam que o time estaria mantendo atualmente dois estudantes de Jornalismo na comunicação – o que seria irregular.

Os diretores do Sindijor irão acompanhar a situação e novas medidas poderão ser adotadas nos próximos dias. A direção também está em contato com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde, segundo as denúncias, os estudantes que atuam no clube estariam matriculados no curso de Jornalismo.

Para o Sindicato, as assessorias de imprensa tratam-se de espaços de extrema importância para assegurar o direito à informação da população e devem ser exercidas por profissionais devidamente habilitados e comprometidos com a ética da profissão. Quanto aos estágios, para o Sindijor, estes devem servir para complementar a formação dos estudantes e não para precarizar ainda mais as relações de trabalho.

Estágio em Jornalismo

As regras para a contratação de estagiários em Jornalismo estão descritas na Lei Federal do Estágio, nas orientações específicas elaboradas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a entidade representativa dos professores de Jornalismo e, também, na Convenção Coletiva de Trabalho dos jornalistas paranaenses.

Para manter estagiários de Jornalismo é preciso respeitar as normas, entre elas a de garantir a supervisão do estágio por um jornalista profissional, e formalizar o contrato de estágio junto à instituição de ensino superior em que o estudante esteja regularmente matriculado. Os contratos de estágio devem ser acompanhados e monitorados pelas universidades. Entretanto, os casos de abuso demandam ações sindicais e podem, inclusive, ser denunciados aos órgãos de proteção dos trabalhadores, a exemplo do Ministério Público do Trabalho.

Autor:SindijorPR