01/06/2021

Futebol feminino: jornalista busca recursos para lançar livro sobre título do Foz Cataratas

Em 2011, Foz do Iguaçu ganhou as manchetes esportivas ao ter o seu time de futebol feminino, o Foz Cataratas, campeão da Copa do Brasil, até então único torneio nacional da modalidade no país. O jornalista Bruno Zanette acompanhou de perto essa conquista e a transformou em livro dez anos após o título histórico.

Para conseguir colocar o projeto em prática e captar recursos, o jornalista iniciou uma campanha de financiamento coletivo do site Catarse. A meta é juntar R$ 12 mil para conseguir realizar a impressão de 300 a 500 exemplares e finalizar a diagramação, além de poder oferecer diversas recompensas aos apoiadores.

O profissional iguaçuense corre contra o tempo, pois no dia 21 de junho encerra o prazo do site – que só repassará o valor ao autor do livro caso a meta estabelecida seja alcançada ou superada. Caso isso não ocorra, os apoiadores terão o reembolso garantido, e o projeto não sairá do papel.

Em “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil”, Zanette narra, partida a partida, toda a campanha e trajetória da equipe iguaçuense. O material ainda conta com entrevistas com jogadoras que marcaram presença naquele time vitorioso, entre elas a artilheira Daiane Moretti, a capitã Marina Aggio, Bia Vaz, autora do primeiro gol da história do Foz, e muitas outras.

“Um livro fica registrado para o resto da vida. Apesar de já existir os livros digitais, muitos ainda gostam de sentir o livro em mãos, folhear, sentir o cheiro do papel, pegar e reler quantas vezes quiser. É um documento que fica guardado para sempre. Acho que essa conquista, de um dos projetos esportivos mais vitoriosos da cidade, merecia algo assim”, destaca o jornalista.

O livro possui 72 páginas coloridas e contém a ficha técnica das dez partidas realizadas naquela campanha que encerrou com o título iguaçuense. O registro histórico traz textos de apresentação e prefácio escritos pelas jornalistas Patricia Zeni e Fabiula Wurmeister As fotos dos jogos são do repórter fotográfico Christian Rizzi; a revisão, do jornalista Douglas Furiatti; e a diagramação, do publicitário Lucas Marcoviz Florão.

Como apoiar?

São diferentes cotas de apoio, com recompensas acumulativas, conforme os valores aumentam. A partir de R$ 10, a pessoa já garante o nome nos agradecimentos do livro e o livro no formato digital em PDF para ler no seu computador, tablet ou celular. Outras recompensas são o livro impresso autografado, marcador de página, pôster, caneca de porcelana personalizada, copo de vidro personalizado e camiseta de algodão personalizada em qualquer tamanho.

Autor:Vacy Álvaro - Foz do Iguaçu