30/04/2021

SindijorPR encaminha CCT 2020/2021 para homologação

Nesta sexta-feira (30), os sindicatos dos Jornalistas do Paraná e do Norte do Paraná registraram o pedido no Ministério da Economia de homologação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020/2021. O documento, aprovado pelas categorias em Assembleias realizadas no dia 26 de abril, foi assinado hoje pelos representantes dos sindicatos de trabalhadores e patronais.

Após a homologação, todos os jornalistas beneficiados pela CCT devem receber a reposição inflacionária de 1,2% no salário de maio, com retroativo aos meses de fevereiro, março e abril de 2021. Com este índice, o Piso Salarial Profissional no Paraná passa a ser de R$ 3.674,73.

Os jornalistas vivem, agora, a expectativa de retornar à mesa de negociação ainda em maio para discutir a renovação da CCT 2021/2022. Com pauta de reivindicações aprovada na assembleia do dia 26, a categoria espera mais respeito e compreensão dos empresários da comunicação, que forçaram a última negociação até o limite insistindo na retirada de direitos dos trabalhadores.

“Será um novo momento para os jornalistas. Não vemos espaço para novos ataques, já que nesses 12 meses deixamos claro que não serão aceitas retiradas de conquistas históricas da categoria”, afirma o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Henrique Vidal.

Nos próximos dias, os sindicatos de jornalistas devem se reunir para unificar as reivindicações que serão apresentadas aos empresários. Reposição integral da inflação, benefícios, regras para teletrabalho são alguns pontos que serão colocados na mesa. “Nossa pauta histórica está definida. Vamos alinhar as demandas novas, em especial as que surgiram com a pandemia, para definir as prioridades nesta negociação”, afirma Gustavo.

Conforme prevê a CCT, a partir do dia 1º de maio os jornalistas podem requerer o não desconto da Taxa Assistencial em favor do SindijorPR. O prazo encerra no dia 10. Excepcionalmente em 2021, devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de restrições e orientações de isolamento social, o Sindicato receberá o pedido individual exclusivamente por e-mail. Para requerer, envie a solicitação para preencher o documento no e-mail presidente@sindijorpr.org.br.