02/04/2021

Plenária: Defenda a CCT! Lute por seus direitos!

Atividade que marca o Dia do Jornalista será realizada de forma online em atenção às medidas de prevenção à Covid-19

Os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná e do Norte convocam a categoria para uma plenária com o objetivo de debater e esclarecer sobre as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho. O encontro será online e está marcado para o dia 07 de abril, às 19h30. A data não foi escolhida ao acaso, já que marca o Dia do Jornalista.

Desde julho do ano passado, o SindijorPR e o Sindijor Norte discutem com os sindicatos patronais a respeito da campanha salarial. Já foram realizadas mais de dez reuniões entre os representantes dos trabalhadores e das empresas, mas até o momento não há uma definição. A plenária está sendo convocada justamente para expor essa situação à categoria.

Entre as propostas de ataques à convenção coletiva apresentadas pelos patrões, a que tem gerado maior impasse nas negociações é o fim do anuênio – único benefício de valorização dos jornalistas e que incorpora à remuneração 1% a cada ano completo de trabalho.

Os sindicatos dos trabalhadores já se posicionaram contra o fim do anuênio, tendo em vista o atual cenário brasileiro, em que os direitos trabalhistas estão sob forte ataque do governo e dos empresários e em que os profissionais ainda amargam perdas decorrentes da não reposição da inflação e dos cortes de salários impostos em 2020 por força da crise sanitária.

O Sindijor PR e o Sindijor Norte PR reforçam a necessidade de participação dos jornalistas diante deste cenário de perdas, para que novas ações em defesa da CCT possam ser construídas de forma coletiva.

Em atenção às medidas para conter o avanço da Covid-19, a plenária será realizada via aplicativo Zoom (acesse aqui o link para participar).

PLENÁRIA ONLINE DE JORNALISTAS

- Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

- Dia: Quarta, 07 de abril

- Hora: 19h30