notcias

29/03/2021

Posicionamento sobre kit covid, desinformao na pandemia e a responsabilidade do Jornalismo

Com mais de 300 mil vidas ceifadas pela pandemia, o Brasil vive atualmente um dos momentos mais dramticos em meio crise sanitria decorrente do avano desenfreado da Covid-19. Faltam leitos clnicos e de UTI para receber tantos doentes, os profissionais de sade esto no limite do esgotamento, h lentido na aquisio e distribuio de vacinas e como se no bastasse este cenrio desolador, ainda convivemos com uma epidemia paralela causada pelo novo coronavrus: uma infodemia, em outras palavras, uma epidemia de desinformao conforme declarao pblica realizada pela Organizao Mundial de Sade (OMS), ainda em 2020.

No Brasil, de maneira mais especfica, enfrentamos nos ltimos dias, medida que crescem as filas de espera por internamento e as mortes por Covid-19, uma disputa de narrativas que se acentua na imprensa em torno do que vem sendo chamado de Kit Covid um coquetel de medicamentos que, a despeito de no contar com qualquer comprovao cientfica de eficcia contra a Covid-19, vem sendo prescrito e propagado entre a populao sob a forma de tratamento precoce - que no existe. Este mesmo kit tem sido defendido amplamente por grupos ligados a estratos sociais empresariais, polticos e religiosos, que tentam convencer a opinio pblica de que bastaria realizar o tal tratamento precoce para que a vida e a economia sigam seu curso normalmente. Entre esses empresrios com interesses diversos, esto tambm donos de empresas de comunicao, que agora abertamente atuam em defesa do kit covid, utilizando suas plataformas de mdia e o jornalismo profissional para esse fim, divulgando algo que no tem comprovao cientfica e, o mais grave, como "contraproposta" vacinao universalizada, nica medida cientificamente comprovada para diminuir a propagao da doena.

As manifestaes de rgos como a Organizao Mundial de Sade, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), alm de inmeras sociedades mdicas e de outros profissionais de sade e dos prprios fabricantes destes medicamentos, tm buscado alertar a sociedade sobre a inexistncia de qualquer tipo de tratamento precoce contra a Covid-19. Corroboram com estes posicionamentos os casos de pacientes que tm piorado drasticamente ou at mesmo perdido a vida face ao uso do chamado Kit Covid, entre esses casos, o registro crescente de mortes por hepatite medicamentosa.

Neste contexto, tambm tem crescido o nmero de jornalistas que procuram as entidades de representao profissional para denunciar a coao e a presso por parte das empresas de jornalismo para a produo de reportagens que buscam conferir ao tratamento precoce uma credibilidade que ele no tem e assim, enganar a opinio pblica e empurrar as pessoas para a doena e a morte.

Desta forma, os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paran e do Norte do Paran e a Federao Nacional dos Jornalistas se posicionam de maneira a reafirmar para a sociedade o compromisso do jornalismo profissional com a defesa da vacina como nica maneira comprovadamente cientfica de evitar precocemente o contgio pelo coronavrus e rechaar o avano de veculos de imprensa que utilizam seus meios para propagar a desinformao sobre o uso do kit Covid como "tratamento precoce".

O Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros, documento que rege a conduta dos jornalistas profissionais e devidamente habilitados para o exerccio da profisso, aborda em seu artigo 1 o direito fundamental informao; este, concebido como aquele que prev o direito do profissional de informar, do cidado de ser informado e de ambos de ter acesso informao. Aspecto que ganha ainda mais peso quando uma informao perigosamente distorcida ou falseada pode representar o limite entre a vida e a morte.

Ns, entidades de representao e defesa profissional, acreditamos que neste contexto, de avano da pandemia e da epidemia de desinformao, que o jornalismo profissional ganha ainda mais importncia, exercendo papel fundamental no esclarecimento da sociedade e em defesa da sade e da vida.

Neste sentido, com base na orientao tica, faz-se necessrio relembrar que dever de todo jornalista profissional realizar a divulgao precisa e correta das informaes (Art. 2, inciso I); primar pela veracidade, buscando atender ao interesse pblico (Art. 2, inciso II); se pautar pela apurao e correta divulgao dos fatos (Art. 4); e informar claramente a sociedade sobre todas as questes que a afetam (Art. 12, inciso IV).

O Artigo 7 do Cdigo de tica estabelece ainda que o jornalista no pode submeter-se a diretrizes contrrias precisa apurao e correta divulgao da informao (Inciso II). Em outras palavras, nenhum profissional do Jornalismo pode contribuir para ou se omitir diante de prticas que busquem promover a desinformao e assim, lanar a sociedade ao obscurantismo e negacionismo. Tal assero se torna ainda mais vlida quando a informao tem o condo de preservar vidas.

Ainda no que se refere aos jornalistas que vm sendo pressionados para contribuir para a desinformao da sociedade, o Artigo 13 do Cdigo de tica estabelece a clusula de conscincia, em que todo profissional pode se recusar a elaborar qualquer contedo jornalstico que desrespeite o que prev o cdigo deontolgico da profisso.

Caso esta clusula seja desrespeitada, os jornalistas podem e devem acionar, anonimamente, as Comisses de tica dos Sindicatos de Jornalistas Profissionais ou a prpria Comisso Nacional de tica da Fenaj para denunciar empresrios da Comunicao que, movidos por outros interesses, tm buscado promover a desinformao em um dos momentos mais dramticos da pandemia e da histria recente do Brasil.

Conforme j apontou a Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS), importante frisar que a difuso de informaes falsas e/ou imprecisas se multiplica exponencialmente pelos meios virtuais, dificultando que as pessoas tenham acesso a fontes idneas; contribuindo para o desenvolvimento de transtornos ligados exausto emocional e afetando o processo de tomada de deciso no cotidiano. Alm disso, segundo a OPAS, a infodemia se aprofunda em meios s redes sociais, onde no h controle de qualidade da informao e em que qualquer pessoa pode escrever ou publicar qualquer coisa sem nenhum compromisso tico.

Diante destas questes, nosso apelo para que os jornalistas profissionais resistam e no contribuam para a promoo da desinformao. O papel do jornalismo o de orientar e informar corretamente a sociedade e cobrar das autoridades pblicas as aes efetivas no combate pandemia.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paran

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paran