esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

30/04/2020

Centro Knight, UNESCO e OMS lançam curso online gratuito para jornalistas

A pandemia do COVID-19 dominou o mundo - e as notícias. Para ajudar os jornalistas com o conhecimento e as ferramentas necessários para cobrir o vírus e as consequentes crises de saúde, social e financeira, o Centro Knight oferece o curso on-line gratuito“Jornalismo em uma pandemia: cobertura do COVID-19 agora e no futuro."


O MOOC (curso online aberto e massivo, na sigla em inglês) ocorre de 4 a 31 de maio de 2020 e será oferecido simultaneamente em inglês, espanhol, português e francês, ministrado por Maryn McKenna, jornalista de ciência premiada, escritora palestrante do TED. Inscreva-se aqui!


Este programa de treinamento gratuito é organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, em parceria com a UNESCO e a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Fundação Knight e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A disponibilidade em espanhol e português e atividades sob medida para jornalistas da América Latina e do Caribe são possíveis graças ao apoio do PNUD.


O curso de quatro semanas, dividido em módulos semanais, abordará:

  • Semana um: a história de pandemias e desastres no século XX. O módulo também analisará se os governos planejaram futuras pandemias.

  • Semana dois: Cobrindo o COVID-19 agora. O que aconteceu com a pandemia nos últimos quatro meses, principalmente em relação a crises na área da saúde, cadeias de suprimentos internacionais e debates sobre o distanciamento social e o uso de máscaras. Como os diferentes governos reagiram? Finalmente, quão importante é a liberdade de expressão e a detecção de desinformação?

  • Semana três: Esperança para tratamento e vacinas. Quais são as reivindicações concorrentes para os tratamentos da doença e qual é o prazo para encontrar um teste de vacina e anticorpo? Qual é o papel da publicidade exagerada e das tendências da mídia no avanço e desmistificação dos tratamentos propostos?

  • Semana quatro: O caminho a seguir. O módulo final analisa os ângulos da história para avançar a cobertura e responder a perguntas sobre como o COVID-19 mudou nosso mundo. Também analisará o autocuidado dos jornalistas no processo. 

Autor:Knight Center
Gralha Confere TRE