07/04/2020

SindijorPR e Fenaj repudiam ataque contra jornalista em Antonina

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam com veemência mais um ataque ao livre exercício da profissão.

Durante a cobertura de um homicídio em Antonina, na noite de domingo (5), a equipe de jornalismo do JB Litoral foi cerceada no seu papel de informar tendo sido abordada por três homens identificados como parentes da vítima que exigiram que o repórter apagasse fotos produzidas no local.

O repórter Cleverson Teixeira conversava com a Polícia Militar no momento da abordagem e, segundo ele, não obteve ajuda para que seu direito de apurar as informações fosse preservado.

Procurado pelo SindijorPR, o 9.º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por meio de seu comandante Tenente Coronel Josemar Rogério Biscaia, emitiu nesta sexta-feira (17) uma nota que informa que após a análise preliminar do ocorrido, "será realizada a devida apuração do caso, com inquirição da equipe de serviço, bem como do respectivo comandante da área". A nota diz também que "a Polícia Militar é um órgão de Segurança Pública, que atua de modo imparcial, a fim de preservar os direitos fundamentais de todo cidadão".

O repórter Cleverson Teixeira disse ter recebido ligação do Comandante do 9.º Batalhão Policial, Tenente Lima, que explicou que a polícia nada podia fazer por ele no momento porque “os homens que o abordaram foram embora na sequência e que nos finais de semana a demanda da polícia é alta, pois possui muita ocorrência”.

O SindijorPR reitera, mais uma vez, sua postura intransigente em defesa do livre exercício profissional e do respeito ao trabalhador jornalista, que exerce ofício tão caro à sociedade democrática e informa que está cobrando uma justificativa da polícia local.

Colocamos à disposição de Cleverson Teixeira nossa estrutura e advogados para qualquer possível apoio que seja necessário neste momento. É premissa básica da profissão e um dever dos profissionais de imprensa informar a situação à sociedade.

Matéria alterada hoje (17) as 17h30.

Autor:SindijorPR