esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

03/04/2020

Ao jogar apoiadores contra jornalistas, Bolsonaro prejudica combate ao Coronavírus

Ao jogar apoiadores contra jornalistas, Bolsonaro prejudica combate ao Coronavírus

No próximo dia 7 de abril comemora-se o Dia do Jornalista, e se é óbvio que o trabalho dos profissionais é essencial durante a pandemia do novo Coronavírus, levando informação de qualidade à população de todo o país, a categoria continua sendo golpeada com constantes ataques de quem ainda prefere a desinformação. Muitos deles incentivados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em março, foram 21 ataques à imprensa cometidos pelo presidente, somente em relação à cobertura sobre o coronavírus.


O número faz parte de monitoramento feito pela FENAJ desde o ano passado, que passou a contabilizar os ataques do presidente à imprensa e aos jornalistas. O episódio de 31 de março, em que jornalistas foram insultados por apoiadores do presidente, foi apenas o último de um mês inteiro em que o presidente da República tentou colocar seus seguidores contra o jornalismo profissional.


Os ataques à imprensa relacionados ao novo Coronavírus foram apenas uma pequena parte das dezenas de agressões do presidente registradas no primeiro trimestre do ano. O monitoramento da FENAJ levantou, desde janeiro, um total de 141 episódios em que o presidente se pronunciou contra o Jornalismo, o que supera o número de ataques do presidente à imprensa registrados em todo o ano passado.


Acesse aqui os dados do monitoramento de ataques referente aos três primeiros meses de 2020: 
Autor:Fenaj
Gralha Confere TRE