05/03/2020

Dia de de Luta das Mulheres Jornalistas terá mesa de diálogos em Ponta Grossa

A campanha da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 'Lute como uma jornalista', será marcada em Ponta Grossa pela realização do 'Dia de Luta das Mulheres Jornalistas - Diálogos sobre assédio na profissão'. A roda de conversa acontece na segunda-feira (09), a partir das 8:30, no miniauditório do Bloco B, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A iniciativa contará com a participação de seis mulheres jornalistas que atuam em redes de televisão, emissoras de rádio, jornais impressos e também, em assessorias de imprensa de Ponta Grossa e região. O evento será aberto a estudantes e profissionais que tenham interesse.

A diretora de Interior do SindijorPR e integrante da Comissão de Mulheres da Fenaj, Aline Rios, enfatiza a necessidade de contar com momentos para refletir sobre as condições de trabalho das jornalistas. “Nós não recebemos os mesmos salários que os homens, diariamente enfrentamos problemas como o risco de assédio dentro e fora dos locais físicos de trabalho e quase não temos tempo para discutir e refletir sobre estas situações. Então, sobretudo neste Dia de Luta das Mulheres Jornalistas é importante que este esforço aconteça”, observa.

Karina Janz Woitowicz, uma das coordenadoras do Grupo de Jornalismo e Gênero da UEPG, avalia positivamente a iniciativa. "A criação de um espaço de diálogo sobre questões que envolvem o cotidiano das mulheres no jornalismo é fundamental para uma maior consciência acerca do assédio e, consequentemente, das formas de combatê-lo", considera.

A atividade é resultado de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e o Grupo de Jornalismo e Gênero da UEPG, mas também recebe o apoio da Fenaj e da Comissão Nacional de Mulheres da Federação.
Autor:SindijorPR