09/03/2020

SindijorPR promove Curso de Jornalismo nas Plataformas Digitais

Como forma de auxiliar jornalistas a buscar novos conhecimentos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) começou, desde o final do ano passado, a estabelecer parcerias para disponibilizar cursos para a categoria. O primeiro, sobre Jornalismo 4.0 e Marketing Digital, aconteceu no dia 14 de dezembro.

Agora, uma nova atividade abre inscrições. O Curso de Jornalismo nas Plataformas Digitais, que vai apresentar aos interessados alternativas focadas na circulação e consumo de notícias, será realizado no dia 14 de março na sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211, Centro, Curitiba). O investimento para jornalistas sindicalizados é de 40 reais. Profissionais não sindicalizados pagam R$ 80.

Para se inscrever no curso de jornalismo em plataformas digitais é preciso preencher a ficha neste link. O curso tem vagas limitadas. Não é sindicalizado? Clique aqui.

O curso compreenderá 8 horas de conteúdo prático, teórico e analítico, buscando fornecer aos participantes um panorama dos impactos da transformação digital no jornalismo com foco nas dinâmicas de produção, circulação e consumo em plataformas digitais.

A diretora de ação para cidadania do SindijorPR, Paula Zarth Padilha, explica que esta medida é uma forma de o sindicato promover mais interação entre a categoria. “O SindijorPR está atuando em diversas frentes, junto à FENAJ, pela valorização do trabalho jornalístico e faz um convite para que os jornalistas se aproximem das ações da entidade, seja nas assembleias, nos cursos, nas atividades de esporte e lazer, divulgando e apoiando ações de mídia, mas principalmente, mantendo a sindicalização em dia para que possamos ter estrutura mínima para defender a categoria contra os retrocessos”.

Ementa

O curso jornalismo em plataformas digitais visa apresentar a jornalistas tendências recentes em jornalismo digital voltadas a esses espaços de produção, circulação e consumo de notícias. Relatórios como o Digital News Report do Reuters Institute mostram como as plataformas digitais têm se tornado o principal locus de busca e acesso a conteúdo noticioso.

Neste sentido, é muito importante que os profissionais compreendam esses agentes, suas lógicas de funcionamento e os modos de mediação algorítmica dos fluxos de conteúdos informativos.

O ministrante, Jonas Valente, é jornalista e doutor em sociologia da tecnologia pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, com tese sobre a evolução das plataformas digitais. Repórter especializado em cobertura da área de informação, comunicação e tecnologia na Agência Brasil, em Brasília, tem livros, capítulos e artigos publicados sobre plataformas digitais, Internet, regulação da comunicação, proteção de dados, digitalização, desinformação e comunicação pública.

Programação

09h - Apresentação do curso e dos participantes + dinâmica de levantamento de repertório e expectativas

10h - Transformação digital e novo paradigma da informação e comunicação

12h - Transformação digital e impactos no jornalismo

13h - Intervalo para almoço (não incluso)

14h - Plataformas digitais: características, tipologias, economia e lógicas de funcionamento

16h - Produção, circulação e consumo de notícias em plataformas digitais

17h - Exercício de planejamento jornalístico para plataformas digitais

18h - Encerramento e avaliação

Curso de Jornalismo nas Plataformas Digitais

Data: 14 de março

Local: sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211, Centro, Curitiba)

Investimento: R$ 40 - jornalistas sindicalizados e R$ 80 - jornalistas não sindicalizados.

VAGAS LIMITADAS

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR