28/11/2019

Jornalistas já podem agendar atendimento psicológico

Durante o mês de novembro, estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculados ao Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE), orientados pelo professor Márcio Cesar Ferraciolli, vão realizar atendimento psicológico individual para jornalistas.

A iniciativa é parte de um programa de promoção de saúde dos jornalistas desenvolvido numa parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e o Departamento de Psicologia da UFPR, que começou a ser discutido ainda no mês de agosto.

No período de 01 a 30 de novembro de 2019 serão realizados os primeiros atendimentos, por demanda, e que terá sua continuidade com o reinício do ano letivo da UFPR em 2020. Para agendar seu horário, envie um e-mail para saude@sindijorpr.org.br informando seu nome completo e qual período do dia você tem disponibilidade para atendimento. A partir deste contato, o SindijorPR irá colocar o jornalista interessado em contato com os estudantes de psicologia, que assumem os encaminhamentos. O atendimento pode ser feito em dois locais: na sede do SindijorPR ou na sede do CAEPPE, localizado no prédio histórico da UFPR, das 9h às 18h30, mediante agendamento prévio.

A primeira ação da parceria com o curso de Psicologia da UFPR estabelecida pelo SindijorPR foi a disponibilização de um formulário, direcionado à categoria dos jornalistas, sobre condições de trabalho, assédio moral e saúde emocional. O questionário pôde ser preenchido durante o mês de setembro.

Os resultados da pesquisa serão divulgados num evento que será realizado na sede do SindijorPR na noite do dia 12 de dezembro, com a presença dos pesquisadores do curso do Psicologia da UFPR, e será aberto a todos e todas.

“O Sindicato dos Jornalistas entende que essa parceria acadêmica é fundamental para oferecer subsídios de apoio aos profissionais que sofrem com condições de trabalho inadequadas e que alteram a saúde emocional e a vida pessoal dos trabalhadores jornalistas. Esse mapeamento foi fundamental para entender essa dimensão e convidamos que quem precisa de ajuda utilize o atendimento supervisionado por pesquisadores da área”, explica Paula Zarth Padilha, diretora de Ação para a Cidadania do SindijorPR.

Serviço:

Agende atendimento psicológico

Período inicial: de 01 a 30 de novembro de 2019

Horário: das 9h às 18h30

Locais: Sede do SindijorPR ou Prédio histórico da UFPR

Contato: envie seu nome e informações sobre sua disponibilidade para saude@sindijorpr.org.br

Autor:SindijorPR