29/08/2019

SindijorPR recebe representante do Departamento de Psicologia da UFPR

Foto: Flávio Augusto Laginski

A diretora de ação para cidadania do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), Paula Padilha, recebeu na tarde desta quinta-feira (29) o representante do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Roberto Bastos, que entregou um modelo de questionário sobre saúde mental a ser aplicado para a categoria. Essa medida é a sequência do trabalho realizado entre as duas partes no último dia 14, para avaliar ações voltadas à saúde dos jornalistas. Uma das propostas é a de definir um programa específico para a categoria, com atenção às especificidades da profissão.

O material, que será estudado pela direção do SindijorPR, trará perguntas com foco em assédio moral. A partir dos dados coletados, o departamento irá formatar as ações a serem tomadas com a categoria e verificar se os jornalistas sofrem com doenças que levam a afastamentos do trabalho. “Nós entendemos que os jornalistas estão sujeitos a todo tipo de pressão mas até o momento não temos dados para mensurar o adoecimento psicológico na categoria oriundo das condições de trabalho. É por esse motivo que o sindicato estabeleceu essa parceria com o curso de Psicologia da UFPR”, opina Padilha.

A partir da aprovação do questionário, o mesmo estará disponível na página do SindijorPR na Internet por pelo menos 30 dias. Ele será no formato google forms, garantindo o anonimato do profissional.

A aprovação do conteúdo do questionário deverá ser até o dia 03 de setembro. O trabalho vai oferecer tratamentos individuais em local a ser definido e não terá custos adicionais para os interessados.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR