12/08/2019

SindijorPR envia ofício com orientações para concurso da Câmara Municipal de Colombo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) enviou nesta segunda-feira (12) um ofício para a Câmara Municipal de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), orientando que a casa siga as legislações específicas que regem os direitos da categoria na hora em que fechar o edital de concurso para jornalistas, a ser realizado em breve.

O SindijorPR recomenda à Casa que exija dos candidatos a formação superior em jornalismo e que sejam respeitados o piso salarial de R$ 3.631,16 e também a jornada de trabalho de 25 horas semanais.

A diretora de Fiscalização do Exercício Profissional do SindijorPR, Maigue Gueths, explica que o sindicato está sempre de olho nestes concursos para que os direitos da categoria sejam cumpridos garantindo o respeito à CLT ou à Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).

“Só este ano, entramos em contato com mais de uma dezena de prefeituras e câmaras, solicitando correções no edital de seus concursos. É o caso das Prefeituras de Cafelândia, Campo Largo, Ibiporã, Mandaguari, Ortigueira e Câmara de Quatro Barras, entre outros serviços públicos. Estamos atentos ao que acontece e agimos assim que detectamos algum problema para resguardar os nossos direitos”, informa.

O ofício é uma resposta ao documento enviado pela Câmara à entidade, informando sobre a realização do processo seletivo, que se encontra na fase de elaboração do edital. Na correspondência, a Câmara convida o SindijorPR a acompanhar o processo.
Autor:Flávio Augusto Laginski