13/05/2019

SindijorPR garante correção do registro de jornalistas da InterTeve

A Interteve, empresa da Igreja Mundial, que assumiu o canal 21, TV Mercosul, comprometeu-se com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) em regularizar a situação dos jornalistas que trabalham na empresa. O Sindicato havia notificado a empresa, no início de abril, cobrando a correção da contratação de jornalistas, que estão registrados em funções de radialistas e não recebiam o piso da categoria. As irregularidades aconteciam nos departamentos de Jornalismo e de Produção.

Em reunião com o SindijorPR, no dia 10 de maio, Marcelo Aguiar, diretor administrativo da Art Fashion, empresa terceirizada que contrata os jornalistas para a Igreja Mundial, garantiu ao Sindicato que em abril empresa já iniciou a regularizar a situação. “Já estamos mudando a nomenclatura, pagando o piso para todos e acertando os adicionais previstos na Convenção Coletiva de Trabalho. Queremos fazer tudo certo”, afirmou Aguiar.

No Departamento de Jornalismo, os profissionais que estavam todos registrados como “apresentador locutor” estão sendo enquadrados na correta função. São um editor-chefe; uma editora executiva (que auxilia no fechamento e apresenta o jornal); um editor de texto, uma pauteira e três repórteres, sendo que uma destas estava registrada antes como produtora.

A reunião serviu também para criar um canal de comunicação com a empresa, para o Sindicato acompanhar o processo de regularização. Também já ficou acertado com o diretor que, passado um mês, as diretoras do Sindicato Maigue Gueths e Silvia Valim, irão até a Interteve para conversar com os jornalistas e assegurar transparência no processo.