29/04/2019

SindijorPR apresenta regulamentação de estágio em encontro nacional de professores

Foto: Helton Costa.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) participou do 18° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que encerrou no último sábado (27), em Ponta Grossa. O diretor-presidente, Gustavo Henrique Vidal, e a diretora de Interior, Aline Rios, realizaram um relato sobre a regulamentação do estágio em Jornalismo no Paraná durante o evento.

Além do Paraná, os sindicatos de jornalistas também mantêm regulamentação própria do estágio em Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Tocantins. "Aqui, no Paraná, temos um regramento específico sobre a questão desde 2014, quando a cláusula 24ª foi proposta com esta finalidade", explica Rios.

No estado, o estágio em redações só pode ser autorizado para estudantes que tenham completado 50% do curso. Também está estabelecida a jornada de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, e o limite de seis meses de contrato, que pode ser renovado por mais seis.

Gustavo Vidal enfatiza a importância de discutir o tema em um encontro nacional de professores de Jornalismo. "Enfrentamos um mercado de trabalho cada vez mais acirrado. A falta de regulamentação levava, no caso paranaense, a uma subcontratação de estagiários fechando postos para jornalistas. Nossa experiência mostra que é possível aliar as duas frentes para garantir vagas de estágio e postos de trabalho no futuro", considera.

Entre as questões abordadas pelo SindijorPR no encontro estão os embates com relação ao estágio obrigatório. "Isso tem sido fonte frequente de dúvidas e, inclusive, temos nos debruçado muito sobre estas questões, o que só reforça a necessidade de nos envolvermos nestas discussões", observa Rios. 2019 registrará o primeiro ano do estágio obrigatório após a aprovação das novas diretrizes curriculares.

“O SindijorPR está atento à esta situação e já avalia alternativas que regulamentem o estágio obrigatório. Levaremos por base a nossa Convenção Coletiva e outras regras e leis para embasar alterações nos contratos de estágio”, explica Aline Rios.

Informações

Entre os estados brasileiros, somente Paraná e Santa Catarina mantêm, até o momento, informações atualizadas sobre o estágio em Jornalismo em seus respectivos sites.

Quem tiver interesse, pode encontrar mais informações aqui
Autor:SindijorPR